A Satc iniciou 2023 com novidades no programa de inovação corporativa, Cobusiness. A partir de agora, o Cobusiness passa a oferecer pós-graduação para os colaboradores das empresas que participarem do programa, além de formação para estabelecer cultura de inovação. Outra novidade é que as empresas poderão aderir ao programa a qualquer momento, de acordo com as necessidades de cada uma. Neste ano, quatro novas já entraram, mas ainda há vagas para empresas interessadas.
O Cobusiness oferece inovação aberta para as empresas. É um programa que auxilia corporações a desenvolverem novos modelos de negócios, produtos e serviços, fazendo com que ocorram melhorias nos processos e no posicionamento de marca. Segundo a coordenadora do Cobusiness, Pâmela Milak, a metodologia do programa leva em conta o planejamento estratégico de cada empresa. “A ideia é que a gente consiga gerar uma nova oportunidade de negócio para as empresas, conforme as necessidades que elas possuem”, ressalta.
Atualmente, 11 empresas fazem parte do Cobusiness, mas o número pode aumentar a qualquer momento. Isso porque, uma das novidades para este ano, é que o programa passa a ser de fluxo contínuo, no qual as corporações podem entrar a qualquer momento. Para auxiliar essas empresas na busca soluções inovadoras, em torno de 30 trainees, que são acadêmicos do Centro Universitário Satc (UniSatc), participam desse processo, atuando como estagiários das companhias.
Pós-graduação, com título de MBI, para colaboradores das empresas
Um dos objetivos para esta segunda etapa do Cobusiness é levar conhecimento sobre inovação para dentro das empresas. Para isso, o programa passa a oferecer uma pós-graduação para um número específico de colaboradores de cada organização. O curso possui 360 horas e, ao final, o colaborador indicado pela empresa para participar do programa de inovação sai com o título de MBI (Master Business Innovation) em Análise de Negócios Corporativos.
Conforme Pâmela, o curso de pós-graduação é ministrado por professores da UniSatc e profissionais do mercado. “Os alunos terão aulas teóricas, aliadas à prática vivenciada no dia a dia dentro do Cobusiness. Para participar, é necessário que o colaborador já tenha concluído algum curso de graduação”, completa.
As empresas também poderão enviar colaboradores que não estejam atuando no Cobusiness para participarem de uma formação visando a consolidação da Cultura de Inovação. É um curso de dez semanas, que leva conceitos básicos da inovação para os colaboradores, fazendo com que eles se tornem analistas de inovação, e levem esse ecossistema para dentro das empresas.
O Cobusiness ainda conta com espaço para receber novas empresas. Interessados podem entrar em contato pelo email cobusiness@satc.edu.br.