Buscando capacitar os colaboradores da Satc para atuarem em alinhamento com os planos de sustentabilidade e de emergência da instituição, foi realizado um treinamento voltado à gestão ambiental e segurança coletiva. Funcionários participam de iniciativas como essa anualmente, tendo como foco as orientações de consumo de resíduos nos ambientes de trabalho e de atuação em situações de emergência que podem ocorrer.

Os setores de Sistema de Gestão Integrada (SGI) e Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) foram responsáveis pela ação levando orientação ao público interno.

“Nós realizamos treinamentos anualmente para que todos os colaboradores estejam alinhados com o propósito da empresa ligado à parte ambiental. A Satc é a primeira instituição de ensino de Santa Catarina a ser certificada pela ISO 14.001 de gestão ambiental, então é importante que a disseminação de informação ocorra sempre. Para que assim se cumpra as normas com o compartilhamento de boas práticas”, explica a analista de gestão ambiental da Satc, Hemily Cancelier.

A gestão de resíduos faz parte das principais frentes da instituição quando se fala em controle dos impactos negativos ao meio ambiente. “Na parte dos resíduos, trabalhamos com os recicláveis que passam por triagem interna. Tem os perigosos, principalmente nos casos dos laboratórios do Centro Tecnológico e de Química. Já o resíduo eletrônico temos o nosso descarte interno, bem como, pilhas e baterias que aceitamos também dos colaboradores. Estamos em uma transição de lâmpadas, trocando as fluorescentes para LED.  E com os orgânicos, temos a compostagem que é utilizada nos jardins, horta e viveiro das plantas”, pontua Hemily.  

Gestão Ambiental e educação sustentável

A transformação de hábitos passa por diferentes fases, mas é a partir da infância que uma educação pode criar práticas para a vida toda. No Colégio Satc, a educação ambiental visa conscientizar e mudar comportamentos para que as crianças respeitem e preservem o ambiente.

“Nossa instituição tem um envolvimento bem importante com esse tema, pois todos os níveis de ensino têm uma educação positiva do meio ambiente. Seja na Educação Infantil, Graduação, Ensino Médio e Técnico. Conseguimos de fato implementar e desenvolver projetos nessa linha, para que os alunos tenham esse pensamento crítico sobre o meio ambiente”, destaca a analista.

Segurança de todos

O treinamento de colaboradores também focou nas normas de emergência da instituição, para que todos possam compreender e atuar em determinadas situações.

“É importantíssimo que os colaboradores recebam treinamento de emergência e orientações para saberem o que fazer nesses momentos. Porque é difícil se imaginar em uma situação de perigo e nosso papel é garantir que todos saibam atuar em diferentes ocasiões. Falamos sobre incêndio, os extintores que nós temos, a reserva técnica de água com o hidrante, a construção dos prédios, tendo como preocupação a saúde e o bem-estar de todos os colaboradores”, pontua o assistente administrativo do SESMT, Leonardo Leonel Bonfante.

Além disso, a instituição possui áreas que atuam em conjunto com a segurança coletiva. “O nosso Grupo de Apoio é formado por colaboradores e estagiários que atuam de forma voluntária. O grupo é capacitado para atuar em situações de emergência, como incêndios, primeiros socorros e atendimento a emergências. Possuímos também a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que possui pessoas altamente treinadas para situações de emergência”, finaliza Bonfante.