O cuidado com a saúde mental no local de trabalho é fundamental para um ambiente saudável. Os colaboradores de empresas que se preocupam com a temática, lidam melhor com os desafios e são mais produtivos. Isso também resulta na melhora do bem estar dos trabalhadores e influencia positivamente no desempenho.
Conforme a psicóloga, Giovanna Laureano, é de extrema importância debater sobre o bem estar psicológico no local de trabalho. “Falar de saúde mental no ambiente de trabalho é algo essencial, tanto para o bem-estar dos colaboradores quanto para a produtividade da equipe como um todo”, afirma.
Diversos fatores como questões salariais e pressão podem afetar a saúde mental no local de trabalho. Para Artur Bristot, aprendiz administrativo, não estar atuando na área que estuda na faculdade afeta em seu psicológico. “O fato de não estar trabalhando com a minha área de interesse, entre outros fatores como remuneração e falta de contato social durante o expediente, me provocam um incômodo que às vezes abala meu psicológico”, declara.
De acordo com Gustavo Belegante, técnico de suporte, em seu atual emprego é impulsionado de maneira positiva. “O meu antigo trabalho me afetava de maneira negativa, me sentia constantemente desvalorizado, sobrecarregado e hostilizado. Atualmente, estou em um novo local que é totalmente o contrário, me sinto muito bem, sempre sendo incentivado a melhorar e evoluir”, conta.
Seguindo algumas estratégias, o trabalhador pode equilibrar lidar com as demandas do trabalho e se preocupar com a sua saúde mental. “Adotar algumas estratégias, organizando o tempo, definindo as prioridades, estabelecendo limites para que seja evitada a sobrecarga, praticar pausas regulares de descanso, que vai ajudar também auxiliar na questão da concentração e na redução do estresse e muitas vezes na necessidade também de buscar apoio”, esclarece a psicóloga.
De acordo com psicóloga, um local de trabalho que não visa o cuidado com a saúde mental, pode ter consequências. “O ambiente de trabalho que se torna tóxico, desorganizado, com excesso de pressão, falta de apoio da equipe, é um fator de risco importante. É fundamental que a empresa venha promover práticas saudáveis e esteja comprometida com a implantação dessas práticas”, explica Giovana.