Três novas possibilidades de negócios foram graduadas na turma do segundo semestre de 2022 do Cocreation Satc. Ao longo dos últimos cinco meses, os participantes da pré-incubadora ficaram imersos em um ambiente de inovação, onde receberam mentorias e suporte para validarem suas ideias e transformarem em empresas. Agora, os aprovados, poderão ingressar no Colearning, a incubadora de startups da instituição.
No início desta turma, nove projetos foram aprovados, mas somente três passaram por todas as fases de ideação e conseguiram apresentar o pitch final dos novos negócios. A banca de avaliação foi composta pelo pró-reitor de Ensino e Extensão do Centro Universitário Satc (UniSatc), Jovani Castelan, o head de Inovação da Satc, Gustavo De Lucca, e a coordenadora do curso de Jornalismo da UniSatc – que integra o time de Inovação da instituição, Karina Farias.
Negócios validados
CC Business: Crédito de Carbono – Samira Ortolan: A prestação de serviço proposta tem o intuito de auxiliar as empresas na produção de créditos de carbono, de forma fácil e segura, gerando outra fonte de receita para a mesma. Focado em benefícios para os clientes, a CCBusiness dará apoio na gestão das emissões a partir de um atendimento rápido e eficaz.
Trine – Guilherme dos Santos De Lucca: O projeto trata-se de uma ferramenta de gerenciamento e ativação de anúncios que busca aumentar a presença virtual de atrativos turísticos, através do posicionamento em agências de turismo online.
RSE – Giordano Sais Reichow: A prestação de serviço proposta consiste em um software de gestão para farmácias de manipulação.
Para quem participa, o Cocreation oferece um papel essencial para entender quais os primeiros passos necessários para criar o próprio negócio. “Através da metodologia e dos mentores disponíveis, pude desenhar um modelo de negócio, estudar o público no qual irei atender e gerar conexões que contribuíram significativamente para alavancar a ideia”, conta a responsável pela CC Business, Samira Ortolan.
Samira, assim como os demais aprovados, podem, automaticamente, iniciar os trabalhos no Colearning, a incubadora de startups da Satc. O ambiente de inovação oferece estrutura, orientação, capacitação, direcionamentos e networking para que as startups sejam consolidadas no mercado.
Espaço para ideias que solucionem problemas em todas as áreas
Pensar em um novo negócio, para muitos, pode parecer difícil. Mas a professora e coordenadora das atividades do Cocreation, Pâmela Milak, afirma que basta ter uma ideia que solucione um problema para a sociedade. “Devemos analisar as linhas de contorno para entender se a nossa ideia faz ou não sentido. E isso é refletindo se há potencial de mercado, público e se resolve a dor de mais pessoas ou apenas a minha”, detalha.
Ao todo, 57 projetos já passaram pelo Cocreation. O programa é aberto para a comunidade e, durante cinco meses, oferece atividades ligadas à inovação, mentorias e workshops. A próxima turma deve iniciar em março de 2023 e interessados podem obter mais informações no site da Satc.