A ampliação dos negócios e o desenvolvimento de novas ideias faz parte da meta de qualquer empresa, mas de que maneira alcançar novos voos? É a partir dessa narrativa em que o Cobusiness Satc criou uma metodologia única de inovação e que está completando seu segundo ciclo de atividades. De seis empresas no primeiro ano, o Programa Corporativo atualmente atingiu as 18 grandes empresas da região, unindo uma forte herança empresarial com o ecossistema inovador da Satc.
Em 64 anos de história a Satc reacende a conexão com o setor empresarial, seguindo como referência em educação, mas agora, também em difundir ações inovadoras com grandes organizações. “Estamos de casa cheia, todas as nossas salas do Cobusiness estão atendendo as principais empresas da região. Isso mostra para nós e para a indústria que a inovação pode chegar em empresas já consolidadas e que novos produtos e ideias podem ser criados. As instituições têm reconhecido nossa metodologia como opção de sustentabilidade para elas”, destaca o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do Centro Tecnológico Satc, Luciano Biléssimo.
Em dois ciclos de atividades, trainees, líderes e gestores traçaram planos e pensaram em novas ideias. “Temos 80 colaboradores e alunos envolvidos fazendo inovação por parte das empresas, onde foram geradas mais de duas mil ideias a partir do nosso processo criativo. O programa contribui, de uma importante maneira, para a criação de uma cultura de inovação dentro das organizações, o que a gente sabe que não é simples, mas esse processo está sendo fortalecido a cada ano”, relata o head de Inovação da Satc, Gustavo De Lucca.
Geração de novas oportunidades
Estimular a criatividade e a conexão entre equipes, amplia os horizontes de cocriação. Dessa forma, as oportunidades de crescimento entre a Satc e a indústria unem as pessoas em um desenvolvimento coletivo. “Cada vez mais, queremos conectar a Satc com a indústria, porque nós acreditamos que é possível construir juntos, crescer juntos. Queremos que essa simbiose seja ampliada, para que vocês cresçam e aprendam, e para que a Satc cresça também”, enfatiza Biléssimo.
Outro destaque é a preocupação com a formação humana, para que se multiplique a cultura de inovação nas empresas, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte. “Representa muito para nós a ligação das empresas às pessoas, porque vamos na essência que não existe um CNPJ se não for um grupo de vários CPFs. Por isso, a Satc trabalha a fundo na formação de pessoas e no desenvolvimento delas”, finaliza o pró-reitor.