Mais um passo foi dado para a construção da Cidade do Conhecimento. Nesta quinta-feira (7), instituições de ensino estiveram na Satc para conhecer a BaseCamp, empresa responsável pelo desenvolvimento amplo do projeto. Com a união de forças, o setor de Educação vai ter o papel de incentivar a formação de talentos para fomentar a criação de novas tecnologias no distrito de inovação.
O encontro reuniu representantes da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e Comercial (Senai e Senac de Criciúma), e Faculdades Esucri. As instituições apresentaram seus projetos e demonstraram apoio à Satc, no desenvolvimento da Cidade do Conhecimento.
Para o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan, este apoio é fundamental para a viabilização do projeto. “A ideia é que todas as instituições possam trabalhar juntas. Não adianta ter prédio para inovar, prédio não resolve. O que resolve é talentos, e todas essas instituições formam talentos”, ressaltou.
A Cidade do Conhecimento é um projeto que está sendo estudado desde 2019. Segundo o head de Inovação da Satc, Gustavo De Lucca, é uma iniciativa que visa melhorar a Saúde e Segurança de Criciúma, mas que tem foco na Educação. “Essas parcerias vão nos ajudar a acelerar esse processo de construção da Cidade do Conhecimento”, completou.
Sobre a Cidade do Conhecimento
A Cidade do Conhecimento é um projeto da Satc, que junto com a BaseCamp e mais 10 parceiros, visa criar um distrito de inovação em Criciúma. A proposta envolve, portanto, uma área de 70 hectares que terá uma cidade inteligente sustentável no ponto de vista de geração de energia, com emissão zero de carbono e reutilização de água da chuva.
Além disso, o local terá um grande centro de eventos, hotéis, apartamentos residenciais e estrutura de lazer para que os integrantes possam morar no distrito.
Projeto foi apresentado para a imprensa em coletiva
Para apresentar as novidades sobre a Cidade do Conhecimento, a Satc reuniu profissionais da imprensa em uma coletiva nesta quinta-feira (7). Estiveram presentes, o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan, o reitor do Centro Universitário – UniSatc, Carlos Antônio Ferreira, o head de Inovação da Satc, Gustavo De Lucca, e os representantes da BaseCamp, Uzy Zwebner e David Shemesh.