A Satc está unindo tecnologia e conhecimento para se tornar referência no setor de cibersegurança no Brasil. Tendo como base o modelo adotado por Israel, a instituição quer construir um Centro de Conhecimento em segurança da informação dentro do projeto Cidade do Conhecimento. O investimento visa capacitar profissionais e promover um ambiente digital mais seguro e confiável, ajudando a prevenir e mitigar ataques cibernéticos.
A implementação do projeto deve ser realizada ainda em 2024 e a ideia é oferecer treinamentos especializados, recursos e suporte na área de segurança da informação. Conforme o head de Inovação da Satc, Gustavo De Lucca, à medida em que cresce o número de pessoas conectadas, cresce também a necessidade de profissionais capacitados para garantir a proteção de dados diante das ameaças virtuais.
“A proposta tem o potencial de beneficiar não só o Estado, mas também todo o Brasil, uma vez que a temática de segurança da informação é um anseio de todos os setores da economia que irreversivelmente precisam digitalizar e trafegar seus dados e informações pelas redes”, ressalta. Em Santa Catarina, há apenas um centro técnico em cibersegurança, que fica em Florianópolis.
Além de avançar na área da cibersegurança, a Satc está formulando um plano diretor para mapear os próximos passos da Cidade do Conhecimento. É um estudo geográfico da região para que se avalie a melhor distribuição das construções previstas no projeto. “Estamos crescendo no número de projetos, mas ficando sem espaço físico para colocar em prática. Agora, queremos equalizar isso construindo novos ambientes”, completa De Lucca.
O projeto para a construção do novo prédio da Cidade do Conhecimento já foi finalizado. Consiste em um empreendimento de madeira, que é sustentável e com zero emissão de carbono.
O projeto para a construção do novo prédio da Cidade do Conhecimento já foi finalizado. Consiste em um empreendimento de madeira, que é sustentável e com zero emissão de carbono.