A circulação marítima intensa provocou uma chuva intensa na região Sul de Santa Catarina. Com previsões de ocorrência de chuva até sexta-feira (11), o aguaceiro já deixou consequências em Criciúma e região, com diversos pontos de alagamentos. Na estação meteorológica da Satc o registro é de 70mm de chuva nas últimas 12 horas.
De acordo com o boletim de chuvas do 4º Batalhão de Bombeiros Militar até o momento seis ocorrências foram atendidas nos municípios de Criciúma, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Morro da Fumaça e Sombrio.
Moradores do bairro Sangão em Criciúma se preocupam com a elevação do volume do nível rio, se continuar chovendo com a mesma intensidade nas próximas horas, as famílias que moram perto da margem poderão enfrentar problemas com alagamentos.
“Estamos monitorando o rio constantemente. Minha mãe mora ali perto e já passou por pelo menos seis cheias nos últimos anos. Porque com essa chuva de ontem e hoje o rio subiu muito e estamos preocupados”, comentou o morador do bairro Sangão, Gustavo Duminelli.
Volume das chuvas vai diminuir
De acordo com o doutor em climatologia da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego, as chuvas intensas não irão se estender até o final de semana. “A circulação marítima, que é a umidade que vem do mar contra o continente em uma intensidade muito alta, provocou uma chuva intensa na região Sul de Santa Catarina”, explicou.
Conforme Sônego, na cidade de Criciúma já choveu um acumulado de aproximadamente 60 milímetros. Enquanto a média histórica para o mês de junho é de 80 milímetros. “As chuvas intensas devem acabar nas próximas horas e amanhã (quinta-feira) terá chuva, mas não será tão intensa. Teremos tempo bom a partir de sexta, com bastante frio”, afirmou o especialista.
A previsão indica que na manhã de sábado, a temperatura seja de até 4ºC e domingo com até 5 ºC. Então, haverá formação de geada nos locais mais baixos.