A 5ª edição do Master TecChef do Colégio Satc premiou a criatividade e o conhecimento científico dos alunos do curso Técnico em Química. O grupo vencedor desenvolveu uma receita de tacos mexicanos com carne vegana feita de casca de banana. A proposta destacou o aproveitamento integral dos alimentos e a aplicação prática de conceitos de química e sustentabilidade, a partir de receitas inovadoras e nutritivas.

O projeto tem como objetivo integrar teoria e prática de forma dinâmica. “Buscamos aplicar conteúdos relacionados às macromoléculas químicas, ao empreendedorismo, ao marketing e à sustentabilidade. Os estudantes desenvolvem receitas inovadoras que utilizam pelo menos 20% em massa de resíduos de frutas, como cascas e sementes, criando alimentos diferenciados”, explica a professora de Química do Colégio Satc, Carolina Resmini.

Durante o evento, os participantes apresentaram seus pratos para uma banca de jurados, que contou com a participação da nutricionista, Caroline Leandro. As equipes testaram previamente as receitas, apresentaram os resultados e demonstraram domínio dos conceitos químicos envolvidos.

O grupo vencedor utilizou cascas de banana para preparar tacos mexicanos. A casca foi transformada em uma carne vegana usada no recheio, e até a massa dos tacos foi produzida pela própria equipe. Segundo a professora Carolina, a experiência reforça o aprendizado e estimula a inovação. “Eles conseguiram unir sustentabilidade, sabor e conhecimento científico em um único projeto”, pontua.

O Master TecChef contou com a orientação das professoras, Letícia da Rocha Silvano da disciplina de Prática Laboratorial IV. E Morgana Nuernberg Sartor Faraco, disciplinas de Bioquímica, Processos Industriais e Prática Laboratorial IV. Com apoio das professoras Carolina Resmini e Aline Resmini. O projeto se consolidou como uma atividade que conecta a prática laboratorial ao cotidiano, mostrando o potencial criativo e técnico dos alunos do Colégio Satc.