O diretor executivo da Satc e presidente da Associação Brasileira do Carbono Sustentável (ABCS), Fernando Luiz Zancan, junto aos pesquisadores Thiago Aquino e Beatriz Bonetti, do Núcleo de Baixo Carbono do Centro Tecnológico da Satc, marcaram presença no evento de inauguração do projeto de tecnologia de baixo carbono da PUC/RS. Financiado pela Repsol/Sinopec, o projeto inaugura a primeira planta de Captura Direta do Ar (DACC) na América Latina, com capacidade de capturar 300 toneladas de CO₂ por ano.

A Satc desempenha um papel crucial na iniciativa, colaborando no desenvolvimento de adsorventes utilizados nos equipamentos responsáveis pela captura de CO₂. “Essa tecnologia está na fronteira tecnológica, junto com as tecnologias de Captura e Armazenamento de Carbono (CCUS) que a Satc vem trabalhando desde 2007. O desenvolvimento destas tecnologias de manejo de carbono que a ABCS fomenta são fundamentais para atingirmos a neutralidade de carbono até 2050, compromisso do Brasil”, destacou Zancan.

O pesquisador Thiago Aquino explicou a conexão entre os projetos da Satc e o da PUC/RS. “Esse projeto deles tem uma interface com o nosso, porque a gente tem desenvolvido adsorventes a partir de resíduos. A ideia nas próximas fases de desenvolvimento é ampliarmos a escala para abastecer a planta deles”, comentou, ressaltando o potencial de inovação e sustentabilidade que a parceria oferece.

A tecnologia de captura direta do ar é vista como uma peça-chave no enfrentamento da crise climática, promovendo soluções práticas para a redução de gases de efeito estufa, sendo um dos projetos para o plano de Transição Energética Justa.