As campeãs Sul-americanas Escolares Sub-14 de Basquete foram recebidas com festa na noite deste domingo (10), depois do título conquistado na última sexta-feira (8), em Santiago no Chile. As nove meninas que compõem o time da SATC / S.R Mampituba/FME Criciúma desfilaram pela Avenida Centenário e seguiram em carreata até no Colégio Satc, onde foram recebidas pela banda marcial da escola.
“É muito gratificante ver que o trabalho que desempenhamos está dando frutos. Não é fácil chegar em uma competição internacional e ainda ser campeão. Levar esse trabalho, que nos dedicamos tanto aqui na cidade, pro mundo, é muito gratificante.”, afirma a técnica da equipe, Gabrielli da Cunha.
Em novembro a equipe havia conquistado o título brasileiro e foi representar o país no Chile. “É uma competição de nível diferente. Estamos acostumadas a jogar municipal e estadual, mas ganhar um Sul-americano é diferente e chegar aqui. passar pela cidade e ver todos nos parabenizando é gratificante. Mostra que os treinos e a dedicação valeram a pena”, ressalta a atleta Ana Beatriz Just Schimidt.
O orgulho estampado nos rostos de pais e mães marcou a celebração do título inédito para o time de Criciúma.
“Nós, como pais, só temos a agradecer a estrutura dos parceiros e agradecer as técnicas que são seres humanos incríveis. São exemplos, ensinam muito e cuidam das nossas filhas. Mais que os títulos e o esporte, estão formando mulheres de bem. A gente acompanha de pertinho isso e nos encantam todas as atitudes”, conta Luiz Fernando Ribeiro Guimarães, pai da atleta Raquel Mariáh Francisco Guimarães.
Basquete Satc foi destaque em 2023
Ao longo do ano, o Basquete feminino da Satc/ SR Mampituba/ FME Criciúma, colecionou títulos em todas as categorias que disputou, coroando o ano com o título internacional.
“A gente fechou com chave de ouro. Isso é resultado do esforço, da dedicação das meninas nos treinos diários. Elas realmente se dedicam para consegui esses resultados. E claro, de toda a equipe técnica que está junto com elas. As famílias também sempre apoiam apoio muito. Então, agora é comemorar todo o esforço delas durante o ano de treinos e de competições que elas tiveram “, lembra a diretora do Colégio Satc, Izes Ester Machado Beloli.
A Satc, a FME de Criciúma, a Levve Ortopedia são parceiras da equipe de basquete feminino do Mampituba, a qual é integrante do projeto de formação de atletas que o clube mantém por meio de convênio com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
A equipe possui o apoio, ainda, de Empresas Icon, Hotel Zata, Rio Deserto – Sinergia Com Você, Toro Mídia, Baschirotto Comércio de Frutas, Fisiomed, Alecrim, Contabilidade Minotto, Cristalcopos, Bruna Pães, Juca Bar, Terminal Intermodal Sul (TIS) e Dini Evangelista Consultório Integrado.