A conscientização sobre o cuidado com a natureza faz parte o ano todo das atividades desenvolvidas pela Educação Infantil do Colégio Satc. Para as crianças entenderem na prática que pequenas ações podem contribuir com o planeta, que uma Campanha Sustentável foi lançada para os pequenos. Na semana ODS na Prática, os alunos tiverem o primeiro contato com o projeto ‘Tampou’, que visa a arrecadação de tampinhas plásticas para a ONG Amigo Fiel, de Forquilhinha.
A partir da iniciativa, a tampinha plástica que geralmente vai para o lixo ganha uma função muito melhor. Recolhida ela se une a centenas de outras e se transforma em dinheiro. “Signatária desde 2017 do movimento Mundial dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que procura trabalhar sempre com as crianças essa temática. Falamos sobre sustentabilidade, do reaproveitar e ensinar para eles desde pequenos, que mesmo aquela tampinha do remédio, do creme dental, que às vezes a gente joga num lixo, vai para um descarte que acaba poluindo a natureza. E aqui ensinamos para esses pequenos de três a cinco anos que todo material precisa de um destino correto”, explica a orientadora educacional da Educação Infantil, Cinara Gava Feltrin.
Para que pudessem vivenciar o projeto de forma prática, as turminhas receberam a visita da cachorrinha Sandi e da dona Fátima Soratto, presidente da ONG Amigo Fiél, de Forquilhinha. “Essa iniciativa nos ajuda muito, pois com a arrecadação das tampinhas eu as vendo e com o dinheiro revertido para a ONG, conseguimos ajudar a resgatar animais machucados, fazer tratamentos médicos nas clínicas e compramos remédios. É muito importante ver o interesse das crianças em ajudar e isso fará com que sejam adultos preocupados com a natureza e com os animais”, conta Fátima.
ODS na Satc
Todos os projetos e ações da Satc estão vinculados com os ODS, desde o infantil até a graduação, bem como as pesquisas desenvolvidas pelo Centro Tecnológico Satc.
“Uma instituição de ensino estar alinhada com os ODS é muito importante, para que o conhecimento desse assunto seja disseminado e feita a correlação com as atividades que são desenvolvidas na escola e como cada um pode contribuir para que os objetivos sejam colocados em prática”, relata a responsável pelos ODS na Satc, Regina Freitas Fernandes.