Para os estudantes do Colégio Satc, o dia começou diferente. Com a oportunidade de viver um novo ciclo, as turmas do Ensino Infantil, Fundamental, Médio e Técnico iniciaram nesta quarta-feira (14) o ano letivo de 2024. A recepção para os aulos no primeiro dia de aula ficou marcada pelas brincadeiras, músicas e principalmente pela troca de experiências.  

“Resolvemos trazer o grupo ‘Viver de Circo’ para que eles pudessem interagir com as crianças e assim elas se sentissem acolhidas, já que esse é nosso tema este ano. Foi um dia muito bacana, os alunos interagiram e os adolescentes tiveram momentos de troca de experiência”, explica a coordenadora do Ensino Fundamental da Satc Sandra Marcon.  

A preparação para receber os alunos foi também em cada sala de aula. Segundo a coordenadora, os professores prepararam dinâmicas diferentes, voltadas para o tema acolhimento. “A gente sabe que as crianças e adolescentes esperam esse momento, no qual além de ver os amigos, eles também têm a ansiedade de conhecer e rever os professores e o modelo de ensino”, comenta.  

Para os estudantes do Ensino Técnico não foi diferente. Receber os alunos parabenizando e encorajando para o novo desafio foi o objetivo da equipe de coordenadores. De acordo com o coordenador geral dos cursos técnicos Adelor Felipe da Costa, a escolha de trazer uma psicóloga para conversar com os novos alunos, veio justamente para frisar a importância da escolha e também da persistência durante esta etapa de adaptação ao período integral. 

“Sabemos que vai ser um momento em que eles vão começar a estudar dois períodos e que é uma formação bastante importante na qual estão dando agora o primeiro passo para a futura profissão deles. Por isso, a equipe ficou toda empenhada em recebê-los e preparar esse momento para que ele fosse ao mesmo tempo esclarecedor, acolhedor, e para que eles pudessem também retirar as dúvidas”, destaca Costa. 

Para Izaias Rocha Padilha, estudante da terceira fase do curso técnico em Design, a emoção foi inevitável, afinal este é o seu último ano no Ensino Médio e técnico. “Meu dia foi muito legal porque eu revi meus amigos e professores que eu gosto. É uma mistura de sentimentos, por um lado triste porque é meu último ano, mas por outro é um alívio por conseguir chegar até aqui”, afirma. 

Adaptação do Ensino Infantil 

Se adaptar à uma nova rotina exige alguns desafios, como é o caso das educadoras do Ensino Infantil da Satc. Segundo a coordenadora da Educação Infantil Luciana Peruch Ferreira, a preparação para receber as crianças já iniciou em janeiro, buscando a melhor forma de adaptação principalmente para as famílias que estão passando pela primeira vez por essa experiência.  

“Todo o retorno é diferente, envolve sentimentos, então nós preparamos sempre um retorno bem acolhedor, agradável e com atividades lúdicas, hoje nós tivemos aqui a recepção com o mágico dos balões e final de tarde o mágico das bolhas. Além disso, as professoras organizaram um planejamento bem maleável e diferente, para que encante essas crianças e elas consigam permanecer na escola bem, assim as famílias também se sentem bem”, ressalta Luciana.