A equipe de guarda-vidas que trabalhou no salvamento nas praias da região Sul de Santa Catarina encerra a temporada no domingo, 9 de abril. No último mês, o trabalho dos profissionais se concentrava apenas nos finais de semana. No mês de março a região sul de Santa Catarina registrou um número reduzido de casos de afogamento na área de trabalho do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM).
“Nós tivemos uma temporada de verão com um grande público em nossa orla, atuamos com mais de 200 bombeiros militares e guarda-vidas civis, para buscar sempre dar segurança às famílias que nosso Extremo Sul”, afirma o subcomandante do 4º BBM, major BM Renan Fernandes.
A alta temporada nas praias de Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Morro dos Conventos e Passo de Torres, encerrou no dia 26 de fevereiro e, desde então, através da pós-temporada os guarda-vidas estão atuando apenas nos principais postos de cada praia.
Alerta permanece para banhistas
A guarnição alerta aos banhistas sobre os perigos e os cuidados que se deve ter em praias, lagoas e rios. No mês de março foram registrados afogamentos, especialmente em rios. Um caso foi registrado em Rio Fortuna e outro em Treze de Maio, onde dois trabalhadores acabaram morrendo.
Para que casos como estes não se repitam, o Corpo de Bombeiros reforça para que os banhistas procurem os locais com o serviço de salvamento aquático ativados, priorizando o banho de mar próximo aos guarda-vidas. Outra dica é baixar o aplicativo do Corpo de Bombeiros Militar de SC (CBMSC Cidadão) onde estão disponíveis os postos ativados, risco da praia no dia e também informações sobre a balneabilidade (qualidade da água).
*Texto: Léa Zongo, acadêmica de Jornalismo UniSatc.
Fotos: Divulgação Corpo de Bombeiros.