A imprensa vem chamando a atenção para uma segunda pandemia na saúde mental mencionando um número crescente de deprimidos e ansiosos, a afirmação tem se refletido no cotidiano das organizações e inspirou o tema Bem-estar e Produtividade que pauta o Encontro Sul Catarinense de Gestão de Pessoas (ESCARH 2022).

O evento, organizado pela ABRH Criciúma, acontece no dia 15 de outubro, das 8h às 13h na ACIC e contará com uma programação diversificada que abordará temas como saúde mental, diversidade, práticas de empresas que evocam o bem-estar no trabalho, assunto em evidência crescente desde o início da pandemia.

De acordo com a integrante da ABRH e da comissão organizadora do evento, Lúcia Búrigo, a escolha do tema partiu do grande desafio atual dentro das organizações que é promover o bem-estar dos colaboradores.

Segundo ela, às vezes há um entendimento equivocado de que não cabe a organização o cuidado com saúde da equipe, que esse é um investimento supérfluo, mas a verdade é que o cuidado está diretamente ligado a resultados.  “Quando as empresas zelam pela saúde física e mental dos seus colaboradores, estão olhando para todos os aspectos dos seres humanos que dão sustentação a sua marca e isso reflete no seu desenvolvimento”, explica Lúcia.

A certeza de que é preciso cuidar para prosperar foi o que motivou os organizadores em relação ao tema do ESCARH 2022. “A questão da saúde mental sempre existiu, mas a pandemia fez emergir de forma intensa a percepção de que ela precisa ser discutida e encarada de frente. Estar bem e saudável é um reflexo do todo e as empresas precisam promover formas de auxiliar na busca deste equilíbro”, ressalta.

As inscrições para participar do ESCARH 2022 estão abertas e podem ser feitas pelo link (acesse aqui).

*Texto da jornalista Tati Longo/Alfa Comunicação.