O Bairro da Juventude exibiu um vídeo institucional, visando celebrar seus 76 anos de história. A produção foi estrelada pelas crianças, que apresentaram os serviços ofertados e dados relacionados à entidade. No encontro, também foi debatido a parceria entre o Bairro e a prefeitura de Criciúma e a importância da imprensa para contar a história da entidade.

O vice-prefeito Salésio Lima e a secretária da assistência social Dudi Sônego estiveram presentes no evento e realizaram a entrega de uma homenagem ao Bairro da Juventude, reafirmando os anos de parceria. “No dia 4 de novembro a prefeitura de Criciúma comemora 100 anos de emancipação, enquanto o bairro comemora 76 anos. Vejam bem, a história de Criciúma está representada no bairro da juventude. Não tem como separar a cidade do Bairro”, explica o vice-prefeito. 

A organização tem a capacidade de transformar a vida das pessoas, indicando o caminho certo. “Se tem algo que o Bairro faz há 76 anos, é transformar a vida das pessoas. É integrar jovens e crianças que, muitas vezes, estavam distantes daquilo que é mais puro e mais digno, que é educar, se informar e aprender. Através do bairro da juventude, as pessoas se sentem representadas e com suas vidas transformadas”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Bairro da Juventude, Manfredo Gouvêa Júnior.  

De acordo com a diretora executiva do Bairro da Juventude, Silvia Regina Luciano Zanette, que atua no local há 45 anos, os colaboradores ajudam as crianças a transformar a sociedade. “Nosso prazer e nossa responsabilidade é fazer deste local um lugar bom e de acolhimento para que essa criança que levanta de manhã e que na maioria das vezes não tem quem a acorde, tenha vontade de vir para o Bairro e aqui a vamos saber o que fazer. É junto com essas crianças que conseguimos melhorar todo o nosso entorno”, destaca. 

O presidente do Conselho ainda afirma a importância da imprensa para narrar os feitos do Bairro da Juventude. “Talvez a grande mensagem que nós gostaríamos de passar para os colegas da imprensa, que sempre estiveram conosco, é que vocês fazem parte da história do bairro. Ao longo desses anos, vocês narraram e descreveram o que acontece aqui. Vocês acompanham, fiscalizam e referendam o trabalho que é empreendido aqui. Eu tenho muito respeito ao trabalho de vocês, à dignidade que vocês emprestam, a relatar fatos e aprender junto conosco a transformar vidas”, comenta Gouvêa.