Aprender por meio da troca de experiências é uma das características do Ensino Superior do Centro Universitário UniSatc. Ouvir exemplos práticos para contribuir na compreensão do conteúdo foi o objetivo do bate-papo realizado nesta quarta-feira (25) com os acadêmicos da sexta fase de Jornalismo. O tema da conversa foi sobre Jornalismo e assessoria política, assim como, estratégias de campanhas. Por isso, a turma recebeu para uma conversa os Jornalistas, Gilvan de França e Sandro de Mattia.
“A presença dos jornalistas trouxe uma visão prática e aprofundada sobre o tema que estamos estudando neste semestre. Eles compartilharam experiências reais de campanhas eleitorais. Essa troca é fundamental para que nossos alunos compreendam não apenas a teoria, mas também como aplicar esse conhecimento na prática. Fico muito satisfeita em ver a curiosidade e o engajamento dos alunos durante o bate-papo, pois é assim que formamos profissionais mais preparados para os desafios do mercado”, destaca a jornalista e professora, Nádia Couto.
Durante o momento, os acadêmicos ainda levantaram temas como, estratégias de comunicação e a importância do relacionamento entre a imprensa e os assessores. Para Eliel Jesus, acadêmico que participou do bate-papo, a conversa foi esclarecedora em muitas áreas e questionamentos que tinham em relação a profissão.
“Eles compartilharam histórias de acertos e erros que enfrentaram em campanhas, o que me fez ver como é importante aprender com cada situação. Também entendi melhor os fundamentos de uma campanha política, especialmente nas eleições majoritárias, onde tudo precisa ser bem organizado e planejado. As estratégias de linguagem, tanto verbal quanto não verbal, foi um ponto que chamou minha atenção, pois têm um impacto enorme na comunicação. Como acadêmico de jornalismo, esse aprendizado reforçou meu sonho de seguir nessa área, seja como coordenador, assessor ou até político”, comenta o acadêmico.