Um ano e três meses após ser inaugurado, o Parque Municipal Prefeito Altair Guidi é um espaço de integração entre os moradores de Criciúma. O local, que recebeu investimentos de R$ 4,5 milhões e possui uma área de 170m², disponibiliza pista de caminhada, ciclovia, quadras poliesportivas, quadras de areia, academias ao ar livre, áreas de conveniência, playground infantil e uma pista de skate.

O parque foi inaugurado em janeiro de 2020, e se tornou um local para praticar esportes e relaxar. Diógenes José utiliza o espaço para caminhadas ou para trazer o filho para brincar no playground. “Eu e meu filho gostamos de vir porque é aconchegante e dentre todos os parques da região é o que possui mais árvores”, afirmou.

Os cuidados com a estrutura, a grama aparada e a manutenção constante são pontos positivos. “Quando tem algum problema logo já percebemos os responsáveis em realizar o reparo. Na época falaram que iria ser construído um parque novo e não imaginei que ficaria tão bom”, destacou José.

Atualmente, por conta da pandemia e das medidas restritivas provocadas pela covid-19, algumas atividades coletivas estão suspensas conforme portaria SES N° 592/2020. Ao chegar no local as pessoas se deparam com uma sinalização que proíbe a entrada para praticar vôlei, futsal e basquete nas quadras.

Pista é um dos destaques

A pista de Skate Park foi inaugurada em outubro e é um sucesso com skatistas amadores e profissionais. Criciúma recebeu, no começo de 2021, a primeira etapa do STU Nacional que é um torneio valendo pontuação para descobrir quem será o representante brasileiro do skate na Olimpíada de Tóquio.

Sempre que vem para o município, Jonas Vieira, acaba passando pelo parque para fazer atividade física. “Criciúma precisava dessa identidade para os skatistas, na década de 90 existia apenas uma pista de madeira para eles andarem, agora com essa obra era o que precisava para desenvolver jovens skatistas para o futuro”, afirmou.

Residindo na cidade há um ano, Leandro Paiva acredita que o skate park ainda precisa de uns ajustes, principalmente durante a noite porque a iluminação do local não é a das melhores. Luzes estão queimadas e isso complica a realização de manobras à noite. “Acredito que se colocar um outro poste ficaria melhor para quem gosta de brincar à noite. Colocar um bebedouro também ajudaria muito, não só para quem anda de skate, mas para todo mundo que transita pelo parque”, contou.

Segundo ele, apesar desses pequenos ajustes o parque é um sucesso. “A melhor parte é que o parque tem espaço para fazer diferente coisas. Você pode caminhar, passear com seu cachorro e até andar no skate park”, ressaltou Leandro.