Construir uma educação dinâmica, incentivadora e que coloca o estudante no centro do conhecimento, faz com que a construção do saber seja voltada aos objetivos que cada um quer alcançar. Quando se fala na aprendizagem do inglês, o Colégio Satc se destaca por envolver a curiosidade na hora de aprender, bem como, as habilidades individuais e a comunicação. A proposta educacional da instituição envolvendo a Língua Inglesa possui três frentes de ação, como o Ensino Regular, o Programa Bilíngue e a Satc Idiomas.
No Colégio, as crianças iniciam as aulas de inglês a partir da Educação Infantil, aos quatro anos. “Estamos propondo um ensino mais voltado pro lúdico, para as brincadeiras, pra os alunos entenderem que existe outro idioma, que também tem várias formas de se comunicar e ficarem confortáveis com isso. Vimos também uma conexão muito boa e propícia para essa idade que são as aulas de Tecnologias Aplicadas, porque as habilidades desenvolvidas se unem com a Língua Inglesa”, destaca a coordenadora de inglês do Colégio Satc, Beatriz de Medeiros.
Com o novo Sistema de Ensino Bernoulli, as aulas de inglês passaram a ser ainda mais dinâmicas, que instigam a curiosidade e a comunicação entre os alunos do 1º ao 5º ano. “Trabalhamos muito as habilidades, de escrita, de fala e interpretação. Porque as aptidões comunicativas não envolvem apenas o falar. É também entender, ler e saber selecionar o que eu preciso para entender uma frase ou um contexto. E claro, sem esquecer a questão de respeito ao tempo de aprendizagem de cada um”, pontua a coordenadora.
Para as turmas de 6º a 9º ano o material didático oferece novas possibilidades de ensino. “O Bernoulli faz com que o aluno pense e dá as melhores ferramentas para que ele alcance o melhor resultado. O próprio material traz sessões específicas de habilidades, que já são avaliadas pela nossa equipe de professores”, explica Beatriz.
Com a construção das aprendizagens da Língua Inglesa já realizada pela instituição, as turmas de Ensino Médio estão cada vez mais com nível elevado. “No Médio a gente continua com a plataforma na Cambridge, porque os alunos podem ter acesso aos conteúdos de forma on-line, possibilitando que cada um trabalhe com o seu nível. Quando estão em sala de aula eles tem o professor para auxiliar com as temáticas. Assim, podem vivenciar o inglês de forma mais acessível, tirando dúvidas, evoluindo aquele estudante que já sabe e construindo maior autonomia para aqueles com dificuldades”, enfatiza a coordenadora.
Programa Bilíngue
Fazer com que a aprendizagem de um conteúdo tenha valor para a vida de um aluno, pode parecer um desafio que vai além da sala de aula. Incluir o inglês diariamente nas atividades pode ser ainda mais difícil, por se tratar de uma outra língua. No entanto, o Programa Bilíngue desenvolvido com os estudantes do Ensino Integral, de 1º a 5º ano, faz com que essa ação seja motivadora e divertida.
“O Integral possui três aulas de inglês por semana e são inseridas também nas atividades e aulas complementares. Então, essa turminha tem contato diário com a Língua Inglesa, no entanto, respeitando o desenvolvimento deles na língua de nascimento, a portuguesa nesse caso. Gosto de destacar para as famílias a questão do ‘bilingue’, sem anular nenhuma das linguagens”, frisa Beatriz.
Embarque para uma nova aprendizagem
O intercâmbio estudantil e cultural em outro país visa não somente o estudo da língua, mas também vivência de um povo diferente. A 10ª edição do intercâmbio Satc será para a Inglaterra em julho de 2024 e está com inscrições abertas.
“Além do curso de inglês que será intensivo, o intercâmbio não é só apenas sobre as aulas, é uma imersão naquela cultura, é a autonomia do aluno que é explorada, é participar de uma aula com pessoas de diferentes países”, conta Beatriz.
Satc Idiomas
Para intensificar ainda mais a aprendizagem do ensino regular, os estudantes podem ter mais duas aulas por semana na Satc Idiomas. Unidade atende todas as idades e níveis da língua inglesa.
“Recebemos alunos do Infantil 5 até acadêmicos do Centro Universitário Satc (UniSatc). E nesse ano, temos as turmas de colaboradores em vários níveis de comunicação. A metodologia utilizada durante as aulas tem como foco a conversação, que é praticada em todos os encontros. Proporcionando aos estudantes uma ideia de imersão, além de desenvolver habilidades na escrita e leitura”, destaca a coordenadora.
O material trabalhado durante as aulas é o Oxford University Press, voltado para brasileiros que querem aprender inglês, que aborda o pensamento crítico e de criatividade dos estudantes.