Não são todos que conseguem realizar os desejos listados antes da virada do ano para atingir objetivos em 2023 após o réveillon. Planejamento é essencial. Identificar as próprias vontades e definir as mais importantes é um dos primeiros passos tomados por quem valoriza não só a recompensa, mas também toda a dedicação antes mesmo da conquista.
No Google Trends, plataforma que mostra tendências de busca na internet, o termo ‘planner 2023’ é o quinto mais pesquisado relacionado à palavra-chave ‘2023’. A tradução para ‘planner’ é planejador, que em países de língua inglesa é usado para se referir a uma agenda, ou a um caderno de anotações anual. Tal dado mostra que os internautas já estão se preparando para o próximo ano.
É comum prometer foco e tentar seguir um caminho que trará realização. Mas o que acontece no meio desse trajeto pode afetar a forma como a realidade é enxergada, fazendo largar a ideia ou criar desculpas. Então, como realmente alcançar um objetivo de vida em 2023?
Começar aos poucos e com o pé no chão
Para a psicóloga Vanessa Romancini, que atende em Criciúma, é necessário ter em mente que nem tudo pode acontecer da forma como se espera. O segredo é começar aos poucos. “Nem tudo sairá como o planejado. Como isso depende não somente do indivíduo, mas de outros fatores como trabalho, relacionamento, como está psiquicamente, procurar fazer pequenas metas que possam ser possíveis de serem alcançadas”, fala.
“Se fazer algo que está longe de sua realidade, achará que não vai conseguir e irá se desanimar”, completa a psicóloga. Pontuar prioridades é um fator determinante para que o processo não seja difícil. “Isso fará com que se sinta capaz, para continuar criando outras metas”, explica.
Fatos não planejados podem acarretar imprevistos. A adaptação facilitará o alcance da meta, pois nada é fixo e pode mudar. “Você pode ver o que quer conquistar ao longo do ano, de acordo com o que surge. Nem sempre as coisas serão da mesma perspectiva que você tinha no começo do ano, algo pode mudar no meio do caminho: relacionamento pode terminar, você pode ficar desempregado. É preciso se adaptar ao que pode surgir”.
Sacrifícios primeiro, resultado depois
Uma parte dolorosa do processo é na qual são definidas as prioridades do indivíduo, quando são necessários sacrifícios. “Para atingir seu objetivo, ser capaz de abrir mão de prazeres momentâneos, focar em algo maior de deseja ter como uma casa, carro, ou algo que demande muito investimento. Lembrar qual é o seu sonho, e fazer etapas para chegar até lá. A cada fase que alcançar, reconhecer como uma vitória, para continuar motivado até atingir sua meta”, conclui Vanessa.
Um paciente de Vanessa, que não será identificado, definiu objetivos em 2021 para atingir em 2022. Um deles foi ser contratado em uma empresa do ramo em que é formado. “Batalhei pra chegar até aqui. Um dos meus objetivos era conseguir um trabalho na minha área e consegui. Eu me dediquei bastante. Tentei conquistar a vaga com a qualidade do meu serviço e deu certo. Não foi um grande planejamento porque surgiram imprevistos, mas consegui”, alega.
Assim como preparou uma relação de caminhos a seguir em 2021, a fonte anônima fará o mesmo em 2022. “Estava tudo bem claro na minha mente no último ano. Foi minha maior conquista. Já estou preparando minha lista para o ano que vem e vai dar certo. Quero comprar um carro. Vou ter que me privar de várias vontades cotidianas como comprar um lanche gostoso ou uma roupa que gostei”, afirma. “Acho que todos devemos ter sonhos, de todos os tamanhos e tipos e, sim, é possível conquistá-los”, finaliza.
Lista para o sucesso
O psicólogo Cleyton Demétrio preparou uma lista com tudo que deve ser considerado na hora de pensar sobre os propósitos para o próximo ano
- Os objetivos têm que ser claros e possíveis
- Defina metas menores para alcançar estes objetivos
- Coloque prazos para cada meta e também para o objetivo principal
- Definir um percurso considerando quais comportamentos são necessários para alcançar cada um e quais mudanças pessoais e relacionais são necessárias
- Buscar uma rede de apoio para lhe motivar e mobilizar mudanças
Sem receitas prontas para os objetivos em 2023
Não há formas corretas ou um passo a passo de como agir. A tendência é que as ideias sejam procrastinadas. O segredo é persistir. “Esse momento da virada do ano é muito significativo para todo mundo, costumamos prometer algumas mudanças de vida, mas nem sempre definimos metas que conseguimos”, detalha Cleyton Demétrio, psicólogo. “O que recomendamos é sempre ter o apoio de alguém que te motive, que te coloque para cima. É o básico. Não tem uma receita de bolo”, conclui.
Texto da acadêmica Thais Borges.