Proporcionar aos alunos uma vivência prática do ambiente profissional de um laboratório industrial, contribui para formação dos futuros profissionais na área. Por isso, estudantes da 3ª fase do curso Técnico em Química do Colégio Satc visitaram a empresa Rio Deserto. Durante a aula técnica, 30 estudantes puderam conhecer o laboratório de referência da empresa, em Urussanga, como as análises desenvolvidas, áreas de Pesquisa & Desenvolvimento e Controle de Qualidade.

Levar os alunos para além das salas de aula é fundamental para complementar o aprendizado teórico, proporcionando uma experiência prática e significativa. “Com as visitas, buscamos aproximá-los da realidade do mercado de trabalho, mostrando como as análises desenvolvidas em aula são, de fato, aplicadas no cotidiano de empresas da área química. Essa experiência permite que os estudantes visualizem com mais clareza a importância dos conhecimentos adquiridos em sala e se inspirem quanto às possibilidades de atuação na profissão”, explica a professora de Química do Colégio Satc, Letícia Silvano.

Durante a visita ao espaço de Referência Laboratorial da empresa Rio Deserto, o RDLAB, os alunos conheceram toda a estrutura. “A turma teve contato com os equipamentos utilizados, observaram os diferentes tipos de análises realizadas e puderam acompanhar a dinâmica do ambiente laboratorial. Além disso, conversaram com os profissionais da área, compreenderam as rotinas de trabalho e tiraram dúvidas sobre as exigências e práticas do setor”, destaca o professor de Química do Colégio Satc, Michael De Bona.

Formação completa em química

A partir da visita técnica, os alunos puderam conhecer diferentes áreas de atuação e rotinas de trabalho, expandindo seus conhecimentos e opções de carreira. 

“Essa experiência complementa de forma significativa a formação dos estudantes, ao permitir que compreendam a aplicação prática dos conteúdos estudados na disciplina de Prática Laboratorial III e Físico-Química II. Ao verem os procedimentos sendo executados em um ambiente real de trabalho, os alunos conseguem fazer conexões entre teoria e prática, desenvolvem uma visão mais crítica sobre os processos e aumentam seu interesse e engajamento com a profissão”, ressalta Letícia.