O cuidado com a natureza, principalmente com a água, é a missão da turminha da Educação Infantil V do Colégio Satc, os “Guardiões da Água”. Durante todo o ano os pequenos estão aprendendo sobre os benefícios deste elemento e como ele faz parte do dia a dia. Então, a partir do segundo semestre deste ano as educadoras começaram a tratar com os alunos o cuidado com a poluição da água.
“Nós começamos a conversar com as crianças. Partimos de imagens impactantes sobre a poluição na água. E essa poluição foi causada pelos peixes? Não. Foi causada pelos animais? Não. Foi causada pelo ser humano. O que nós fizemos que prejudica a água? E aí nós começamos a mostrar”, explica a professora Tais Agda da Rosa.
Foi então, que a partir de uma atividade envolvendo óleo de cozinha e água os pequenos do Infantil conseguiram perceber o quanto o óleo era prejudicial, caso o descarte fosse feito de qualquer maneira. Assim, surgiu a ideia de como as crianças poderiam reutilizá-lo e iniciaram uma campanha para arrecadar óleos usados para a escola.
“Eles descobriram, no laboratório de química da Satc, que isso poderia virar um benefício para todas as pessoas, porque lavar louça, limpar a casa, lavar um tênis, todo mundo precisa. Então aquele óleo que antes iria para a natureza e era um malefício tremendo, foi transformado em sabão se tornando um benefício. Eles fizeram o sabão e vão receber, podendo levar para casa e compartilhar com as suas famílias um trabalho que a gente pretende nos próximos anos continuar”, comenta Tais.
A atividade foi feita em parceria com os alunos do técnico em Química, com a professora Morgana Nuernberg Sartor Faraco, que auxiliaram as crianças na produção do sabão caseiro. “Nesta atividade nossos estudantes do técnico mostraram o laboratório e explicaram o que era a transformação química para os alunos que prontamente compreenderam e queriam dar vários exemplos desse processo. Foi um momento de grande valor, que ficará na memória dessas crianças e dos alunos que acompanharam este aprendizado”, afirma a professora.