Iniciar a alfabetização com os alunos é um desafio e ensinar de forma lúdica e divertida é um dos diferenciais do Colégio Satc. E foi assim que a turminha da Educação Infantil V aprenderam sobre a função da escrita. Com a visita de um carteiro, a partir da leitura do livro ‘O Carteiro Chegou’, ensinou a importância de escrever seu endereço e se identificar quando mandar uma carta.

O projeto iniciado com o intuito de despertar a curiosidade pela leitura contou com a participação de duas turmas do Infantil: Guardiões da Água e Guardiões do Fogo. Segundo uma das professoras responsáveis pela dinâmica Tais Agda da Rosa, a iniciativa surgiu por interesse das crianças ao lerem o livro em sala e se encantarem pela profissão do carteiro.

“Eles amaram a história do carteiro e as cartas, então nós fizemos o Correio da Amizade, no qual cada criança deu uma carta para o seu colega e após essa atividade, decidimos convidar o carteiro para trazer uma carta da Fada do Alfabeto, para trazer esse mundo letrado, trabalhando a questão do endereço, o bairro, cidade, localização, orientação e assim despertar as crianças para esse mundo da escrita”, comentou a professora.

Entender as complexidades das crianças, que iniciam o aprendizado da leitura e da escrita é algo que as educadoras buscam. “Elas precisam ter o desejo pela comunicação. E como que a gente enquanto escola constrói esse desejo? Proporcionando esses momentos em que as crianças entendam a função social da leitura e da escrita. E o gênero textual carta, ele é isso. Ele traz essa questão da importância de porque a gente escreve, para quem a gente escreve”, afirmou a professora, Giovana Pagani Daleffe.