A ligação entre conteúdos teóricos e práticos faz parte da estrutura pedagógica do Colégio Satc em todos os níveis educacionais. Quando se fala no Ensino Bilíngue, essa proposta se dá em todas as atividades e iniciativas dentro e fora da sala de aula. Com a turminha do Integral do 2º ano, o conteúdo trabalhado sobre o ambiente rural se transformou em realidade e os alunos puderam vivenciar na prática o dia a dia e como funciona uma fazenda. Unindo assim, as experiências do inglês com uma iniciativa real.
A partir das temáticas abordadas pelo livro ‘A Casa de Lata Quadrada’, os alunos puderam participar de atividades envolvendo o ambiente rural e urbano, ligando sempre ao inglês. “Aliamos os conceitos sobre habitações, localizações com a visita à fazenda São Lourenço. Porque lá muitas crianças puderam ver como que é a retirada de um leite, puderam pegado uma galinha. Então, a proposta era para que observassem o ambiente rural na prática e conhecendo todo o contexto do ambiente”, conta a professora, Franciele Meiga.
A ligação com os animais foi o ponto alto para a aprendizagem, visto que, os pequenos puderam alimentá-los, pegá-los no colo e também andar a cavalo. “A recepção da turma foi com o cachorro (dog), em seguida puderam pegar e alimentar as coelhas (rabbit) e também conheceram o porquinho, eles adoraram o pig. Mas o que os alunos mais gostaram foi o cavalo. Onde puderam andar com o horse, cada um teve a oportunidade de fazer um passeio, que para muitos era a primeira vez”, destaca a coordenadora do Ensino Fundamental do Colégio Satc, Sandra Marcon.
O campo na prática
Ordenhar uma vaca, alimentar o bezerrinho também foi um momento único para os pequenos da Integral Bilíngue. “Esses momentos são uma oportunidade para as crianças de conhecer o novo e sendo uma temática trabalhado na escola de uma maneira diferente. Porque a partir das vivências, os estudantes conseguem entender na prática o que estamos aprendendo. Então, essa experiencia agregou na vida deles, porque tenho certeza que estamos criando memórias para sempre nesses alunos”, pontua Franciele.
O projeto envolvendo a turma do 2º ano Integral Bilíngue conta com a participação dos professores, Bruna Semeler, Franciele Alvez, Franciele Meiga, Fernanda Martins Batista, Josimar da Cruz e Sara Oliveira Hellmann.