O desafio de competir na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) de 2024, movimento a equipe de robótica do Colégio Satc, que representou Santa Catarina na competição pelo 4º ano consecutivo. A disputa ocorreu em Goiânia em novembro e teve 3,5 mil equipes inscritas de todo o país. Os representantes catarinenses participaram da categoria de nível 2, que vai do 8º ano do Ensino Fundamental ao Técnico. As provas envolveram a modalidade de Robótica de Resgate, com a construção de um robô autônomo capaz de resgatar vítimas em um ambiente de desastre.

Para o professor do Colégio Satc, Guilherme Cardoso Cruz, a equipe se destacou pelo envolvimento técnico e de comunicação. “Os nossos alunos conversaram muito com as outras equipes, foram muito comunicativos, fizeram amizades, trocaram muitos contatos, fizeram grupos com o pessoal do Nordeste e do Sudeste. Eles foram os responsáveis por muitas iniciativas, o que fez com que se tornassem referência para os outros grupos, que procuravam a nossa equipe ao fim das provas”, conta.

A troca de experiência e a oportunidade de representar o estado em um evento Nacional, foi de grande importância para os estudantes. “A questão de conhecimento para os alunos foi fantástica. Acredito que fomos a equipe que mais ganhou nessa competição, por troca de informações e aprendizados. E tudo isso envolveu a comunicação incrível deles. A partir do posicionamento deles, eu os vi tomando a iniciativa e comecei a fazer o mesmo na arquibancada, comecei a conversar com os outros professores e foi muito legal. A gente conversou com 5º lugar do campeonato mundial do ano passado e nos deram várias dicas de softwares e hardwares, o que acredito ser o mais valioso para a equipe, essa troca de experiências”, pontua Cruz.

O objetivo da equipe de robótica é de proporcionar aos alunos experiências fora da sala de aula e do campus da instituição. “Queremos que os estudantes vejam como o ensino pode os levar por diferentes lugares e que os desafios podem ser superados com trabalho em equipe e cooperação de todos. Ficamos muito orgulhosos com a participação e empenho da nossa equipe que demonstrou resiliência nas disputas”, destaca a coordenadora de Tecnologias Aplicadas do Colégio Satc, Andréia Mariot Scarduelli.

Para que os alunos pudessem participar da competição nacional, a equipe teve o apoio dos patrocinadores, Tecnnic, ACIC, Webbrain, FTC Ferrovia Tereza Cristina, Setup, CARVAO+, Nações Shopping, Mecatrônica Unisatc, MTM Solar, Dom Vitto, metalúrgica Soares e Sidercomp informática.