A valorização da cultura é uma importante ferramenta para a formação pessoal, moral e intelectual de crianças e jovens, e para o desenvolvimento da sociedade. As gerações vão passando e o resgate histórico acaba sendo levado com os antepassados. Pensando nisso, alunos do Colégio Satc realizaram o projeto “Valorização da cultura e identidade de Santa Catarina” a partir de sete disciplinas curriculares. Para que as aprendizagens de sala de aula fossem mais efetivas, as sete turmas do 2ª ano do Ensino Médio fizeram uma visita literária à capital do estado, Florianópolis, conhecendo pontos históricos.
Enquanto povo catarinense e espalho escolar, a instituição busca mostrar aos jovens a verdadeira história de Santa Catarina e suas vertentes. “A temática envolvendo o nosso estado não é estudada no Ensino Médio, porque faz parte do Ensino Fundamental. Porém, devemos contribuir para que esse aluno tenha mais percepção da sua história e do seu desenvolvimento muitas vezes do simbolismo, o movimento que se teve e tem atualmente”, conta a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Satc, Adriana Just.
Para que o projeto tivesse amplitude de conhecimento, fizeram parte as disciplinas de História, Interpretação, Gramática, Literatura, Produção Textual, Sociologia e Filosofia.
“Aproveitando a viagem literária, trabalhamos o patrimônio cultural, a diversidade histórica e identidade cultural de Santa Catarina, porque nós, em Santa Catarina, e principalmente em Florianópolis, temos uma rica diversidade. Então viabilizar e sensibilizar os alunos sobre a importância dessa identidade, e dentro da sala de aula falei sobre as questões das tradições regionais, sobre a diversidade cultural, assim como também a indústria cultural de Florianópolis”, explica a professora de Sociologia, Rosiane Albuquerque.
Viagem com Cultura
Dentro do projeto, cada disciplina envolvida abordou nas aulas conteúdos que os alunos viram durante a viagem. A proposta teve a participação dos professores Andréia Moretto, Flávia Giassi Patel, Rosiane Albiquerque, João Paulo de Lima, Kelli Neoti, Letícia Benenot e Silvana Mazzuquello.
“Nas aulas de Literatura, por exemplo, os alunos estudaram o escritor Franklin Cascaes com seus contos sobre a cultura açoriana, Já sobre o Simbolismo, os estudantes conheceram Cruz e Souza, que é de Florianópolis, e importante escritor que representou o Brasil em umas fases literárias mais importantes”, relata a professora de Literatura, Kelli Neoti.
Em história, os estudantes viram as revoltas que Santa Catarina esteve presente e puderam colocar em prática toda a teoria ao visitarem a Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Além de terem contato com a arte urbana, que foi abordada em sala de aula para que os alunos desenvolvessem referências artísticas para elaboração dos trabalhos.
Nas aulas de Sociologia e a Filosofia, a cultura e a identidade catarinense foram abordadas como forma de reflexão para que os alunos compreendessem a importância da terra onde vivem. Outros componentes curriculares como produção de textos, interpretação e gramática fazem parte do projeto, tratando de reflexões interdisciplinares com os alunos.
Durante a formação escolar, acaba-se por falar da cultura nacional e não focar muito no que é local, e a proposta do projeto foi pensada a partir da reflexão de que falta os jovens conhecerem a própria história e desenvolver o senso de pertencimento pelo local que nasceram. “Trabalhar a valorização da cultura e identidade de Santa Catarina, além de ampliar o repertório cultural dos alunos e fomentar a criatividade, também proporciona uma rica experiência sobre Ser catarinense, sobre as dinâmicas sociais e históricas que envolvem a nossa terra e nos fez sermos esse povo. A cultura, muitas vezes, é deixada de lado e sabemos que para a formação de um indivíduo crítico ela é fundamental, por isso a temática se torna importante”, finaliza Kelli.