A diversão e o entusiasmo fizeram parte da gincana promovida na manhã desta sexta-feira (17) pelo programa Bilíngue do Colégio Satc. Os alunos participaram de diversas atividades em comemoração ao Saint Patrick’s Day, festa cultural dos países de língua inglesa, principalmente, Irlanda, Inglaterra e Estados Unidos. Durante a semana, foram abordados assuntos históricos sobre a data, como o personagem do duende, Leprechauns, e o trevo de três folhas que representa boa sorte.

Para introduzir outras culturas no dia a dia dos estudantes e estimular o vocabulário em inglês, foi realizada uma caça ao tesouro. “Nossa proposta é de inserir datas comemorativas e feriados dos países de língua inglesa no cotidiano das aulas, para criar novas aprendizagens aos alunos. Eles entram em um novo universo, que se comunica em outro idioma e assim, podem aprender se divertindo. A caça ao tesouro foi totalmente em inglês, com pistas sobre o enigma e personagens que fazem parte do Saint Patrick’s Day”, explicou a coordenadora de inglês no Colégio Satc, Beatriz de Medeiros.

A pequena Helena Cachoeira, do 1º ano B, foi a responsável por abrir o pote de ouro após a conclusão da gincana. “Foi muito legal abrir o a recompensa e poder dividir com os meus amigos. Ainda mais, saber que a moeda de ouro era chocolate”, contou a aluna.

A simbologia da “moeda de ouro” entregue para cada estudante, com a data comemorativa, faz com que esse momento seja marcado como uma gratificação pelo esforço e empenho das turmas na realização das atividades.

Tecnologias aplicadas na gincana

Para as aulas de Tecnologias Aplicadas, a professoras Franciele Alves entrou no clima e uniu a prática da programação com a data comemorativa.

“Na proposta, os alunos realizaram a programação de um motor por meio do aplicativo Wedo 2.0, que é o responsável por girar a roleta do duende. A cada vez que eles dão o comando no tablet, o dispositivo para em uma parte do corpo e o jogador consegue montar o personagem. Ganha que conseguir montar o Leprechauns por completo. A partir dessa proposta, trabalhamos as partes do corpo humano em inglês, o que contribui com a construção do vocabulário das crianças para o segundo idioma”, destaca Franciele.