A proposta educacional desenvolvida para todo o Ensino Médio do Colégio Satc permeia as escolhas dos alunos, oportunizando assim, o contado com diferentes linguagens de aprendizagem. O primeiro passo desse processo envolve as Disciplinas Eletivas, em que os jovens conhecem áreas ligadas aos Cursos Técnicos. Na última quinta-feira (15) os estudantes do 1º Ano do apresentaram seus projetos desenvolvidos no 1º trimestre de 2025 em uma exposição coletiva de oito Disciplinas Eletivas.
A partir dessa iniciativa, os estudantes têm a possibilidade de experimentar novos saberes, colocando em prática as teorias e desenvolvendo produtos pensados em conjunto com os colegas. “Queremos que nossas turmas possam conhecer diferentes áreas, para que no futuro a escolha do técnico seja mais fácil. Mesmo que não tenha feito essa aula, esse jovem pode conhecer a disciplina por meio dos projetos de amigos e colegas apresentados nessa exposição”, explica a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Satc, Adriana Just.
Para a aluna, Sheron Rocha, da Disciplina Eletiva de Conteúdo Digital, desenvolver o projeto proporcionou a experiência prática daquilo que é visto na teoria em sala de aula. “A disciplina foi muito importante para mim, porque entrei na Satc com muita dúvida do curso que eu ia fazer e quando fiz essa Eletiva já me esclareceu muito minhas ideias sobre o Técnico, que no caso é Multimídia. Na exposição foi muito divertido poder visualizar as outras turmas, ter ideia de qual eu possa fazer depois e ver o trabalho que cada pessoa fez foi bem bom”, conta.
Com a finalização e apresentação dos projetos, os estudantes conseguem compartilhar os novos conhecimentos com colegas de diferentes turmas e níveis de ensino. “Poder escolher entre as Disciplinas Eletivas é realmente uma oportunidade muito legal. Eu, por exemplo, escolhi Smart Home porque estava pensando em fazer Eletrotécnica e queria ter uma experiência na área e saber se queria de fato isso. Acho que todas tem esse intuito, que contribuem muito, principalmente para nós adolescentes, que nesse momento temos muitas dúvidas, se torna algo bem esclarecedor”, relata a estudante, Anabella Maragno Savi Mondo.










































