Poder vivenciar novas formas de aprendizagem é uma vantagem para as gerações atuais, visto que, as tecnologias estão cada vez incluídas no meio educacional. Pensando no futuro profissional dos jovens estudantes, a inserção de novas formas do saber na formação básica, possibilita a construção de habilidades totalmente diferentes do que se vê na atualidade. Para proporcionar experiências transformadoras aos alunos, o Colégio Satc colocou em prática com as turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais, a construção de um ambiente do Metaverso, totalmente programada pelos estudantes. O projeto em elaboração nas aulas de Tecnologias Aplicadas (TA), tem como propósito aplicar as diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Além de criar um novo ambiente de conexões sociais, a proposta busca colocar em prática o empreendedorismo a partir dos ODS 4 – Educação de Qualidade, 8 – Trabalho Descente e Crescimento Econômico e 9 – Indústria, inovação e Infraestrutura. “Com isso, vimos essa novidade tecnológica e tentamos buscar trazer algo para os alunos de forma lúdica. A partir dos aprendizados dos ODS, procuramos desenvolver a temática de empreendedorismo. Onde os estudantes estão criando uma loja em ambiente virtual”, explica a professora, Franciele Alves.

No estabelecimento virtual desenvolvido pelos estudantes, avatares poderão fazer as compras no ambiente em 2D, tendo o auxílio de um atendente também virtual. Com os óculos 3D, os alunos poderão visualizar os itens que estarão a venda. “Iniciamos o projeto com as turmas realizando a criação do ambiente virtual dentro dos recursos que os estudantes conseguem manusear. A criação dos avatares e do mundo virtual serão desenvolvidos a partir do Scratch, que é uma linguagem de programação que eles já entendem”, ressalta a professora, Caroline Pickler.

Metaverso lúdico

Para algumas pessoas pode parecer algo distante falar sobre realidade aumentada, mundo virtual e avatares, porém, esse universo se torna cada vez mais real e presente na vida das crianças a partir dos jogos.

Como é o caso da pequena, Rafaela da Silva Rosso de 10 anos, que acha muito divertido poder ter uma nova vida. “Com o Metaverso que estamos criando na aula, vamos poder ter uma outra vida no on-line e podendo fazer o que faz na vida real. Vou poder conversar com meus amigos, fazer novas amizades e isso de uma forma divertida”, conta a aluna.

A professora Caroline esclarece que para a construção do jogo, cada ano está elaborando uma parte do mundo online. “Os 1º anos ficaram responsáveis pelas criptomoedas para a compra dos itens na loja, os 2º anos estão desenhando e colocando valores nos produtos e os 3º anos estão fazendo a programação de todo Metaverso. Já os 4º anos, estão desenvolvendo os avatares que poderão interagir no ambiente criado e os 5º anos estão criando o layout de todo o mundo virtual”, destaca.

A produção de todos os elementos está sendo feita a partir de softwares para a idades dos alunos como, PowerPoint, Paint, Word, Readyplayer e Scratch.

“Cada aplicação é fundamental para a composição desse projeto tão desafiador. A criatividade, trabalho em grupo, os desenhos e a programação em bloco que faz parte do entendimento da idade dos nossos alunos. Após a conclusão, teremos um dia em que todos os estudantes envolvidos no projeto poderão fazer compras na loja virtual criada por eles. Poderão ter a experiência de compra a partir dos óculos 3D, onde o avatar poderá visualizar o espaço e fazer a compra de itens”, relata Franciele.

Para a alegria das crianças, será feita a entrega de um elemento simbólico da compra que forem feitas virtualmente. “Estou ansiosa para ver meu avatar pronto e poder ir na loja fazer as compras. Eu não imaginava que isso poderia ser feito aqui na escola”, enfatiza a aluna, Lorena Francisco Bonfante.

Educação Inovadora

Trabalhar tecnologias inovadoras no ensino e poder transformá-las para a linguagem de aprendizagem dos alunos, faz com que a educação alcance novos patamares.  

“Estar trabalhando essa temática tão atual irá contribuir com o futuro desses estudantes ou quando forem ingressar no mercado de trabalho. Pois, no momento em que realmente esse projeto mundial se concretize, os alunos já estarão um passo à frente de como funciona”, frisa Caroline.

Além do Metaverso, as professoras tiveram a preocupação de falar com os alunos sobre segurança na internet. “Dentro da tecnologia os alunos estão aprendendo os softwares que faz parte do nosso processo de aprendizagem. Trabalhando também a segurança na internet, onde enfatizamos os cuidados com classificação de idade, divulgação de endereço e conversa com estranhos”, ressalta Franciele.

Para que os conhecimentos se repliquem entre as turmas, está sendo criada uma cartilha com atividades, desafios e dicas de segurança. “Serão abordadas temáticas como cyberbullying, fakenews, jogos on-line e dados pessoais, que fazem parte do dia a dia dos alunos, mas que em muitos momentos são esquecidos”, finaliza Caroline.

Palestra Metaverso

Para que as turmas do 1º ao 5º ano pudessem compreender mais profundamente como esse universo on-line funciona e onde podem ser encontrados, que foi realizada uma palestra sobre o futuro da internet. O bate-papo foi conduzido pelos empresários, Juliana de Bem e Santiago Serafim que compartilharam suas vivências com o mundo virtual.

Durante a conversa, as crianças puderem tirar suas dúvidas, compreender quais jogos já utilizam essa tecnologia e quais as possibilidades que o Metaverso oferece.