Com o final do ano chegando, muitos ciclos se encerram e novas oportunidades surgem. E para os alunos do 5º ano, essa época é sinal de mudanças e amadurecimento. As aulas agora serão no período matutino, cada matéria será lecionada por um professor diferente e a autonomia vira uma peça central. Para tornar esse processo de transição mais tranquilo, o Colégio Satc preparou uma tarde de acolhida para os estudantes, com bate-papo, atividades lúdicas e introdução ao Ensino Fundamental II.
“Além dessa mudança pedagógica, nós entendemos que esses alunos estão num processo de transição entre a infância e a adolescência, e isso também mexe muito com a cabeça deles. Então, como instituição, nós tentamos tranquilizar, acolher e trazer um sentimento de segurança para os estudantes e para as famílias também. Eles vão sair de férias agora, terão um tempo de descanso e já sabem que quando voltarem, um novo segmento os espera, porém esse acolhimento vai facilitar o processo”, explica a coordenadora do Ensino Fundamental do Colégio Satc, Sandra Marcon.
A rotina de estudos agora se intensifica, e os alunos terão que se adaptar e aprender que a organização é essencial nessa nova etapa. “Nessas últimas semanas, toda a turma está com os sentimentos à flor da pele. A ansiedade e o medo do desconhecido dominam neste momento. Então, ter esse primeiro contato com alguns professores de uma forma mais lúdica e poder tirar dúvidas com alunas do atual 6º ano traz, sim, uma sensação de segurança”, afirma a professora do 5º ano B, Juliana Damásio da Silva.
Para um momento de descontração, as turmas foram divididas em equipes para participarem de atividades em 4 estações do conhecimento, sendo elas ciências, matemática, educação física e programação. Segundo a professora de matemática, Renata Back Vasconcelos, cada segmento tinha como objetivo testar os saberes dos alunos e mostrar que essa nova fase também pode ser divertida.
“No próximo ano, essas turminhas irão passar por uma grande mudança de rotina. Agora, cada disciplina será aplicada com métodos diferentes, variando de professor para professor. Os alunos vão iniciar um processo de adaptação, e nós, como educadores, vamos realizar essa caminhada junto deles. O processo de educação não acontece somente dentro de sala de aula, essa atenção maior com cada um também é necessário”, destaca.