Alunos da UniSatc já estão realizando atividades alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que devem ser implementados até 2030 pelos países que integram a Organização das Nações Unidas (ONU). No curso de Engenharia de Computação, uma das atividades foi o desenvolvimento de um sistema de controle de objetos, utilizando um leitor RFID com Arduino.
O projeto está alinhado ao ODS 9, que recomenda: “Investir em tecnologia para criar produtos, serviços e modelos de negócios que promovam uma infraestrutura sustentável, moderna e resiliente para todos”. Na prática, os alunos desenvolveram um sistema que pode controlar objetos dentro do ramo industrial.
Segundo o professor de Comunicação de Dados, Max Gabriel Steiner, existe uma série de sistemas de controle de objetos na indústria, como um exemplo, uma esteira que transporta diferentes tipos de produtos. “A finalidade em se ter um sistema de controle de objetos é permitir que este sistema possa trabalhar em conjunto com um sistema de controle e automação”, explica.
O intuito do projeto foi mostrar para os alunos que através da automatização é possível identificar diferentes produtos e permitir que o sistema realize de maneira automática uma determinada ação com cada objeto selecionado. Isso porque, conforme o professor, controlar objetos dentro do ramo industrial é algo muito utilizado na indústria, principalmente em empresas de transporte e logística.
Leitor RFID no controle de objetos
O leitor RFID, utilizado no projeto, é um dispositivo eletrônico que faz a leitura ou identificação de tags ou cartões de aproximação. De acordo com Steiner, é um termo genérico para as tecnologias que utilizam a frequência de rádio para captura de dados. Em conjunto com o Arduino, um sistema de robotização, foi possível criar um protótipo que simula o processo real do sistema controlados de objetos.