Explorando novos lugares e conhecendo mais sobre a ciência. Foi assim que um grupo de 244 alunos e 16 professores do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Satc, realizou uma visita ao Museu da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) como parte de um projeto interdisciplinar inovador. A atividade faz parte do projeto “Explorando a Ciência e a Tecnologia no Museu da PUC-RS”, que une as áreas de Ciências da Natureza, Matemática e Geografia.

A visita marcou uma etapa essencial deste projeto, que foi desenvolvido em parceria com disciplinas como Química, Matemática, Física, Biologia e Geografia. Cada uma dessas disciplinas aborda temáticas específicas que os alunos devem explorar através de experimentos e atividades práticas no museu.

“O projeto tem uma estrutura meticulosa, iniciando com um pré-projeto onde os grupos de alunos recebem questionários para responder antecipadamente. Já munidos de pesquisa teórica, os alunos chegam ao museu com o objetivo de investigar e entender os experimentos disponíveis que se relacionam com seus temas de estudo”, explica a coordenadora do Ensino Médio, Adriana Just Schimidt.

Ao longo da visita, os alunos realizaram filmagens das experiências e coletar dados relevantes. Este processo culmina na produção de um Registro de Experiência de Aprendizagem de Longo Prazo. Utilizando essas filmagens e dados coletados, os alunos criarão um vídeo, que será disponibilizado através de um QR code.

“A partir das experiências vividas e dos registros coletados, os alunos produzirão um folder informativo que será apresentado no Colégio. O projeto visa proporcionar uma apresentação prática do conhecimento adquirido, promovendo a integração entre teoria e prática”, ressalta a coordenadora.

Os resultados do projeto serão apresentados oficialmente em setembro, a partir do dia 8, onde os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas descobertas e aprendizados com a comunidade escolar.