Estreitar a relação da academia com o mercado de trabalho. Foi com este objetivo que a Satc levou alunos para conhecerem as operações da empresa multinacional Tupy, em Joinville. A visita foi realizada pelos cursos técnicos em Eletromecânica, Fabricação Mecânica, Manutenção Automotiva e Mecânica e também por acadêmicos da graduação em Engenharia Mecânica da instituição.
A Tupy é uma empresa que já tem no histórico a contratação de alunos da Satc. Muitos dos colaboradores que atuam na empresa e ocupam cargos de liderança são egressos da instituição. Segundo o coordenador dos cursos técnicos na área da Mecânica, Adelor Felipe da Costa, essa conexão com aquilo que o mercado procura é trabalhada frequentemente em sala de aula.
“Preparamos os alunos para atenderem as demandas das grandes empresas. Na visita a Tupy, eles puderam avaliar qual a aplicabilidade do que eles estão aprendendo e verificar a relação que os cursos têm com o mercado de trabalho, onde muitos deles estarão atuando no futuro”, afirmou o coordenador.
A visita também foi uma forma de apresentar aos alunos as novas tecnologias nas áreas de fundição e usinagem. Para o coordenador do curso de Engenharia Mecânica da UniSatc, Luis Carlos de Cesaro Cavaler, é uma troca de experiências importante para quem deseja iniciar uma carreira no setor metal mecânico.
“As visitas contribuem para o fortalecimento das habilidades soft e hard skills, que é aliar as capacidades comportamentais e técnicas. Muitos alunos já estão procurando oportunidades de estágio e conhecer uma multinacional faz com que eles se sintam ainda mais preparados para atuar na área em que estudam”, ressaltou Cavaler.
Visita técnica e prática
Mais que apenas conhecerem a infraestrutura da empresa, na visita os alunos conferiram as instalações do setor de usinagem, de fundição de blocos e cabeçotes, e de manutenção automotiva. São setores onde é realizada toda a manutenção das máquinas, empilhadeiras e caminhões que são usados dentro da empresa.
Os alunos conheceram também os setores de manutenção de cada unidade e do setor de caldeiraria e engenharia da empresa. Para o professor Gustavo Amboni, que acompanhou a visita, é um pontapé inicial para que os futuros estagiários criem novas perspectivas de suas carreiras. “A Tupy reforçou o peso que tem ser aluno Satc. Muitos que hoje estão lá, foram nossos alunos e receberam muitos elogios pela vontade que demonstram no dia a dia de trabalho e por quererem crescer na empresa, buscando sempre a qualificação”, finalizou.