Dentro das propostas pedagógicas do Colégio Satc, as vivências práticas fazem parte de todo o contexto educacional. Pensando nisso, a turma do Infantil V1 pode participar de uma aula especial sobre a biodiversidade das montanhas, com profissionais da Diretoria de Meio Ambiente de Criciúma (DMACRI). A ação envolveu o aprendizado sobre as araucárias e a gralha-azul, símbolos da Serra Catarinense.

A partir da temática, os alunos puderem compreender como a natureza precisa viver em sintonia para se desenvolver. “Como verdadeiros Guardiões das Montanhas, somos movidos pela curiosidade e encantamento pelos saberes que envolvem a nossa região. A biodiversidade das montanhas nos inspira a aprender cada vez mais. Nessa aula o nosso olhar se voltou para dois símbolos importantes, a araucária e a gralha-azul, que precisam uma da outra para se desenvolverem. Foi um dia de descobertas, conexões e muito aprendizado”, conta a professora da Educação Infantil do Colégio Satc, Taís Agda da Rosa.

Para conscientizar as crianças sobre temáticas envolvendo a natureza, o setor de educação ambiental da prefeitura realiza ações nas escolas da cidade. “Nas ações tentamos sensibilizar ao máximo os pequenos nesses encontros, porque são muito importantes para o entendimento sobre a fauna e flora. É o momento em que as crianças aprendem mais, absorvem mais, por ser algo fora da rotina. E sempre tentamos trazer alguma coisa prática para fixar a mensagem ainda mais”, destaca a bióloga da DMACRI, Julia Guissoni.

Para deixar a tarde de aprendizado ainda mais especial, os alunos puderam acompanhar o teatro de fantoche ‘A gralha-azul e o pinhão curioso’. “Trazer toda a ambientação, a imagem dos animais e das árvores faz com que os alunos compreendam ainda mais sobre o tema. E claro, pudemos passear pela escola e ver a araucária de verdade que fica pertinho do Infantil”, relara Julia.

O teatro foi realizado pelas profissionais da DMACRI, Ana Luiza Gomes Martins e Gladys Canto.