O tempo muda nesta semana. A passagem de um ciclone extratropical traz ventos fortes e a possibilidade de neve para a serra catarinense. Com uma formação do ciclone chegando perto da costa catarinense no fim da tarde desta quarta-feira (18), os ventos poderão chegar até 80 km/hora em Criciúma.
Na região das praias, os ventos vão passar dos 100 km/hora. Isso inviabiliza a pesca na quarta e quinta-feira será impossível por conta do vento e do mar grosso. Já na serra catarinense a possibilidade de nevar nesta semana é grande, ao longo da terça-feira (17) o ar úmido em combinação com o ar frio polar irá favorecer a formação de neve e chuva congelada nas áreas altas do topo da serra.
De acordo com o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, os locais com a maior probabilidade de nevar são Morro da Igreja, Morro das Antenas, em Urupema; distrito de Vacas Gordas, Mundo Novo, em Urubici, além de pontos altos de São Joaquim, como o bairro Cruzeiro.
“Vale destacar a possibilidade de ter neve com trovoada. O fenômeno é raro e ocorreu pela última vez em 2013”, ressalta Coutinho.
Segundo o doutor em climatologia da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego, o amanhecer mais frio se inicia na sexta-feira (20) e continua no fim de semana, onde a mínima chega a 6°C, na parte da tarde com temperatura máxima de 18°C, podendo ter sensação térmica de -5°C até 6°C.
Conforme Sônego, é preciso ter muita atenção nestes ventos, principalmente na quarta-feira, pois poderá causar muitos transtornos na área urbana e rural, especialmente nas redes elétricas da região urbana.
Atendimento à população de rua
A equipe da Secretaria de Assistência Social e da Defesa Civil estão em contato com os moradores em situação de rua. A estimativa é que entre 100 e 120 pessoas estejam hoje nessa condição em Criciúma. “Intensificamos o contato e vamos direcionar, os que assim desejarem, para a Casa de Passagem, onde há cama e alimentação. Infelizmente, nem todos querem ir para lá”, explicou o secretário de Assistência Social, Bruno Ferreira.
A abordagem aos moradores vai ser feita também durante a noite, a partir dessa segunda-feira (16). Conforme Ferreira, o fluxo maior de pessoas em situação de rua ocorre entre os bairros Pinheirinho e Centro. Caso o morador queira permanecer na rua, a equipe de atendimento irá disponibilizar cobertores para que ele enfrente o frio.
O número da Casa de Passagem, para quem busca informações, é 3437-0572.