O segundo semestre letivo do Colégio Satc começou com acolhimento e atenção especial aos estudantes de todas as etapas de ensino. O retorno às aulas foi marcado por ações de integração, carinho, atividades lúdicas e reencontros, promovendo uma semana significativa para os alunos.

Na Educação Infantil, as professoras prepararam uma recepção especial, decorando as portas das salas de aula com os temas que cada turminha está trabalhando: Guardiões das Florestas, Guardiões dos Oceanos, Guardiões das Galáxias e Guardiões das Montanhas. A proposta foi tornar o ambiente mais lúdico e encantador para as crianças.

“Os guardiões foram recebidos com o seu tema na porta, para dar aquela questão de ludicidade e encantamento desse reencontro e lembrar que eles são os guardiões e que isso está bem incutido aqui na nossa dinâmica”, explica a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Satc, Luciana Peruch Ferreira.

A volta também contou com contação de histórias, momentos de interação com as professoras e uso do parquinho. “Já começamos a organizar as atividades dos pais, que incluem a produção de um filme especial”, completa Luciana.

No Ensino Fundamental, o acolhimento também foi prioridade. Murais de boas-vindas decoraram os corredores e todas as turmas foram visitadas pela equipe de Coordenação e Orientação. “Fizemos uma calorosa recepção por meio das caixas de som das salas de aula, e como coordenação e orientação visitamos todas as turmas para acolher cada uma delas”, destaca a coordenadora do Ensino Fundamental, anos iniciais, Elaine Cristina Castro.

Além disso, os professores promoveram momentos de troca com os alunos para relembrar as vivências do recesso e iniciar o semestre com leveza. “Grupos de professores, organizados por turma, incluíram no planejamento momentos para compartilhar suas aventuras vivenciadas no recesso. Utilizando diferentes estratégias e metodologias, proporcionaram uma tarde muito alegre e produtiva”, comenta a coordenadora.

Já no Ensino Médio, as ações foram pensadas para estimular o autoconhecimento, propósito e fortalecimento dos vínculos. Uma das dinâmicas realizadas com os alunos foi a escrita de metas pessoais e escolares em tags de papel.

“O objetivo é criar árvores simbólicas onde esses tags serão pendurados. uma árvore para cada série do Ensino Médio. Elas ficarão no palco aqui do colégio, para que os alunos possam visualizar constantemente seus objetivos”, explica a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Satc, Adriana Just.

Mas, além das árvores simbólicas, os alunos do Ensino Médio também construíram a ‘Árvore da Vida’. “Cada pessoa que quiser pode deixar sua marca na árvore ao colocar o dedinho na tinta verde, criando as folhinhas. É uma proposta de ressignificar e pensar em propósitos maiores”, destaca Adriana.