O Maio Amarelo, campanha internacional, tem como objetivo, chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Em Criciúma não é diferente, a Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), realizará ações para a conscientização da população criciumense, durante todo o mês.
Serão feitas blitz educativas na cidade, nesta quinta-feira (18), na Avenida Centenário e também na região do bairro Santa Luzia na próxima semana. Com o foco em instruir as pessoas a terem um melhor comportamento em questões básicas do trânsito, como o manuseio do celular enquanto dirige e o uso do cinto de segurança.
“As infrações campeãs em Criciúma hoje, são em relação ao uso indevido do celular ao volante e também a falta de utilização do cinto. Uma simples olhadinha para checar uma mensagem, pode causar a transgressão de um sinal vermelho ou até mesmo um acidente. Apenas com as campanhas de conscientização, conseguiremos diminuir esses casos” destaca Remerson Luiz Vicência, o Rubão, gerente da Educação em Trânsito na DTT.
A Diretoria estará presente também nesta sexta (19) e sábado (20), na Praça Nereu Ramos, fazendo trabalhos educacionais, com foco no tema do Maio Amarelo, “No trânsito, escolha a vida”. “Precisamos desse tipo de ação, não somente para alertar os atuais condutores de veículos, mas também as crianças e adolescentes, para que no futuro, quando começarem a dirigir, já estejam cientes das precauções necessárias em frente ao volante”, explica o gerente.
Maio Amarelo tem projeto futuro
Para além do mês de Maio, segundo Vicência, será implantado em breve, o projeto Onda Verde na Avenida Centenário. Controlando os semáforos, para os deixarem verdes por mais tempo. “A maior fluidez no trânsito, principalmente na Centenário, onde temos a maior movimentação de carros na cidade, ajuda também na prevenção contra acidentes”, aponta.