Durante este mês os estudantes do Centro Universitário UniSatc, participam de ações para conscientização em prol do Setembro Amarelo. Desta vez, os acadêmicos da graduação em Jornalismo participaram de uma palestra sobre a abordagem do tema na mídia. O bate-papo era aberto também aos profissionais de imprensa da região e buscou orientar os estudantes e demais participantes sobre as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) para abordagem do suicídio na mídia.
“Já se entende que é preciso falar sobre este tema, não se pode falar de qualquer jeito, mas sim como um alerta para conscientização. Então o objetivo desta conversa tanto para os acadêmicos quanto para os profissionais de imprensa é justamente apresentar essas orientações de maneira que ajude as pessoas a pensar sobre o assunto e prevenção”, explicou o palestrante da noite, o jornalista e psicólogo Fábio Cadorin.
Conforme a coordenadora do curso de Jornalismo da UniSatc, Marli Vitali, assuntos como ansiedade, depressão e demais temas, não devem ser tratados apenas durante setembro, mas sim em todos os meses. “Nós, enquanto jornalistas ou jornalistas em formação, temos a obrigação de compreender como o nosso papel é fundamental na prevenção a estes casos e na divulgação da rede de apoio às pessoas. Entender como trabalhar melhor esse assunto é prática constante do fazer jornalístico”.