Pensando no futuro do mercado de trabalho e formação profissional do estudante, que o Centro Universitário Satc (UniSatc), investe em estratégias com aulas práticas, permitindo maior compreensão das vivências profissionais. Desta vez, os acadêmicos da 5ª fase do curso de Publicidade e Propaganda da UniSatc participaram de uma atividade prática na disciplina de Pesquisa de Mercado desafiando suas percepções sobre marcas e preferências de consumo.
A dinâmica, conduzida pela professora Janine Salvaro, envolveu ‘Testes Cegos’ simples de sabores e fragrâncias — uma metodologia de coleta de dados bastante utilizada em pesquisas mercadológicas.
Durante a atividade, os estudantes testaram produtos como refrigerantes e batatas fritas sem saber quais eram as marcas. A proposta foi investigar hipóteses relacionadas à percepção dos consumidores e verificar se, de fato, as pessoas conseguem identificar ou preferem seus produtos favoritos quando não sabem a marca por trás deles.
“Foi interessante observar que muitos participantes preferiram opções de marcas menos conhecidas ou até mais baratas, o que mostra como o fator marca pode exercer uma grande influência nas decisões de compra”, explica a professora.
Além de experimentar na prática os processos de pesquisa, os alunos também tiveram a oportunidade de interagir com colegas de outros cursos, observar as reações das pessoas e desenvolver suas habilidades interpessoais. “Trabalhar com dados é uma necessidade inclusive na área da comunicação, e vivências como essa ajudam os estudantes a compreenderem esse cenário de forma mais concreta”, comenta Janine.






