Os acadêmicos da 3ª fase do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário UniSatc, puderam colocar em prática seus conhecimentos adquiridos no semestre. Isso porque, a realização de um projeto integrador que uniu diferentes disciplinas, fez com que os alunos produzissem um planejamento de comunicação para instituições sem fins lucrativos da região. A partir dessa iniciativa, os alunos puderam aplicar e aprimorar habilidades e conceitos publicitários desenvolvidos em sala de aula.

Durante o projeto, além da pesquisa de mercado e criação do plano de comunicação, os estudantes desenvolveram peças gráficas sonoras, métricas e orçamentos. “As equipes apresentaram todos os conceitos de campanha, como as construções foram executadas e as peças. Após as apresentações, os acadêmicos fizeram a entrega dos materiais desenvolvidos para que as ONGs façam o uso do material”, explica a professora, Caroline Schnack.

Trabalhos voluntários assim, desempenham um papel significativo na aprendizagem do aluno. “É por meio de atividades assim que trabalhamos experiências práticas, habilidade de atuar em equipe, networking. Bem como, acriação do portifólio publicitário e, principalmente, a capacidade de aprendizagem multidisciplinar. Tudo isso, permite ao futuro profissional aumente o seu repertório, além de desenvolver confiança na qualidade de seus trabalhos”, destaca o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da UniSatc, Gutemberg Geraldes.

As instituições que fizeram parte do projeto foram, a Casa da Infância (Criciúma), ONG Amigo Fiel (Forquilhinha). E também, a ODAM (Organização Defesa de Animais de Meleiro) (Meleiro), Rede Feminina de Combate ao Câncer (Criciúma), Casa Lar (Braço do Norte)

Publicidade em prática

O projeto buscou envolver os conhecimentos técnicos adquiridos pelos acadêmicos às necessidades do mercado, não focando em apenas uma disciplina. O que englobou as aprendizagens das aulas de Planejamento de Marketing e Comunicação, Estética da Comunicação, Produção Gráfica, Produção de Áudio e Redação On e Off.

“A união de diferentes áreas em um mesmo projeto faz com que esse acadêmico tenha uma visão holística do todo, que é essencial no mercado publicitário. Ter clientes reais para atender os levou a buscarem ao máximo pela excelência, organização e trabalho em equipe. A vivência do projeto através das Instituições ainda proporcionou a gratificante experiência do trabalho voluntário, tão necessário para as ONGs envolvidas”, ressalta a professora.