A curiosidade e criatividade são características relevantes para os engenheiros mecatrônicos. Pensando nisso, a disciplina de Práticas de Engenharia Mecatrônica promoveu a imersão dos acadêmicos na cultura geek, através da entrada do Droid B.B 8 em sala de aula. Alunos participaram de um desafio para aprofundar seus conhecimentos na área.
O desafio consistiu em elaborar e apresentar o projeto conceitual tecnológico do Droid sem desmontá-lo, apenas operando. Segundo o coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica, João Mota Neto, essa busca incessante por conhecimento é essencial para acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas e científicas.
“A dinâmica incentivou a colaboração e o trabalho em equipe, pois os alunos foram divididos em grupos para enfrentar o desafio, o que promoveu a troca de ideias e o compartilhamento de conhecimentos, enriquecendo a experiência de aprendizado”, destacou.
Após a conclusão dos projetos e suas respectivas apresentações, foi realizada a desmontagem do Droid, proporcionando aos alunos uma oportunidade de compreender quais dispositivos e técnicas foram empregados em sua construção. Desta forma, os alunos puderam compreender de forma mais profunda os princípios fundamentais por trás da concepção e funcionamento do sistema.
“A combinação da imersão na cultura geek com a abordagem prática e desafiadora proporcionada pelo Droid B.B 8 tornou-se uma experiência educacional enriquecedora, preparando os alunos não apenas para os desafios técnicos da engenharia mecatrônica, mas também pela necessidade contínua de inovação e criatividade no campo tecnológico”, finalizou o coordenador.