A conclusão do semestre na Disciplina de Criatividade e Inovação dos Cursos de Engenharia Mecatrônica e Mecânica do Centro Universitário UniSatc, foi marcado pela troca de conhecimento entre os acadêmicos, coordenadores e profissionais do mercado. Utilizando a metodologia de Desing Thinking, os alunos desenvolveram ao longo do semestre nove projetos de Inovação, colocando em prática conhecimentos adquiridos nos cursos.
A partir da iniciativa, a professora da disciplina, Caroline Schnack incentivou metodologias diferenciadas na construção de projetos inovadores. Destacando a importância de apresentar e defender ideias, inclusive no ambiente empresarial. “Acredito que muitos profissionais enfrentam dificuldades nesse aspecto e, na academia, é possível preparar os alunos para liderarem projetos de inovação. Sabem assim, como apresentar e defender suas ideias com sucesso”, destaca.
O estudo da criatividade e inovação nos cursos de engenharia é essencial para a preparação dos futuros profissionais quando ingressarem no mercado de trabalho. “Essa proposta de ensino estimula a busca por soluções inovadoras, promove o empreendedorismo. Os engenheiros com essa formação são capazes de enfrentar as demandas em constante evolução. Contribuindo assim, para o crescimento das organizações e impulsionar a competitividade no mercado”, ressalta o coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica da UniSatc, João Mota.
Inovação no mercado atual
As empresas estão cada vez mais buscando que engenheiros solucionadores de problemas, utilizando criatividade e capacidade de inovação em benefício do negócio. “Os estudos em engenharia proporcionam uma capacidade de raciocínio lógico que diferencia os engenheiros e os torna solucionadores de problemas natos. A capacidade dos alunos em resolver problemas e criar protótipos durante a disciplina de Criatividade e Inovação contribui para a constrição desse perfil de profissional”, frisa o engenheiro da Dexco, Glauber Beranger Junior.
Para a coordenadora de Qualidade e Inovação da Imbralit, Camila Gaspodini Tachinski, a participação das empresas na avaliação de trabalhos proporciona um espaço para trocar de ideias. “Fazer parte dessa iniciativa nos oferece valiosos insights, conhecimentos e perspectivas únicas para o aprimoramento das propostas e no impulso à inovação. Além disso, para nós enquanto empresa mantemos atualizados com as tendências e avanços da área. Expandindo assim, uma rede de contatos e fortalecimento de habilidades analíticas e críticas”, enfatiza.