O curso de Jornalismo do Centro Universitário UniSatc foi destaque na noite da última segunda-feira (15), na 24ª edição do Prêmio Acic de Jornalismo. A Associação Empresarial de Criciúma premiou acadêmicos e jornalistas que desenvolveram matérias com enfoque positivo da região, celebrando a diversidade de pautas que ajudam a promover o sul catarinense. Os estudantes da UniSatc conquistaram as três primeiras posições da categoria ‘Trabalho Acadêmico’. Entre mais de 25 trabalhos inscritos, os acadêmicos Lutheska Fogaça, João Gabriel da Rocha e Bianca Bento levaram o primeiro, segundo e terceiro lugares respectivamente.

As produções abordaram temas como dança, empreendedorismo e a presença feminina na agricultura. “Nós acompanhamos os jovens talentos que vão surgindo no Jornalismo desde o início, desde as primeiras fases. Ver nossos alunos se destacando em premiações, como esta da Acic, que valoriza o bom jornalismo, nos enche de orgulho e mostra que sempre haverá lugar na nossa profissão para contar boas histórias. O prêmio não enaltece apenas isso, mas também fortalece a categoria e reforça a importância da formação profissional do Jornalismo”, pontua a coordenadora do curso de Jornalismo da UniSatc, Marli Vitali.

Nas demais categorias profissionais do prêmio, os egressos do Jornalismo UniSatc tiveram desempenho expressivo. Ao todo foram 14 prêmios recebidos pelos jornalistas formados na instituição.

“Mais uma vez reforçamos nosso destaque em Jornalismo e Comunicação, não apenas pelas colocações alcançadas pelos acadêmicos, mas também pelo reconhecimento aos nossos egressos e ao professor Eduardo Prestes, que também foram premiados. Trata-se de uma conquista ampla, que evidencia a qualidade do ensino oferecido pelo curso e seu alinhamento com as demandas do mercado”, destaca o pró-reitor de Ensino e Extensão da UniSatc, Jovani Castelan.

Confira as matérias premiadas na categoria ‘Trabalho Acadêmico’

1º lugar: Lutheska Fogaça – Elas sempre estiveram lá: a presença feminina no arroz de Meleiro

2º lugar: João Gabriel da Rocha – Criciúma de histórias: empreendedores transformam desafios em superação no Parque da Prefeitura

3º lugar: Bianca Bento – Carimbó: danças brasileiras e sua presença em Criciúma