Os acadêmicos do Centro Universitário UniSatc deram um passo importante para a finalização da graduação com a apresentação da primeira etapa dos Projetos Finais de Curso (PFC), que englobaram as formações nas áreas de Comunicação, Engenharia e Negócios. Durante a semana, os estudantes tiveram a oportunidade de mostrarem suas pesquisas científicas para os TCCs e os modelos de negócios para os ECCs. A iniciativa busca auxiliar os alunos da jornada de conclusão da graduação, tendo apoio e incentivo dos professores orientadores e de avaliadores da área.

A proposta do PFC está dentro do que determinam as Diretrizes Nacionais Curriculares (DCNs) dos cursos de graduação, permitindo uma formação mais ampla, criativa e empreendedora. Por meio dessas competências, os acadêmicos podem optar pelo tradicional Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ou pelo Empreendimento de Conclusão de Curso (ECC). É no ECC que os acadêmicos têm a oportunidade de desenvolver modelos de negócios relacionados à sua área de estudo.

“No TCC, os alunos desenvolveram pesquisas científicas em todos os cursos, com foco na elaboração teórica. Já no ECC, o desafio é a criação de um modelo de negócios. Eles podem estar criando uma empresa, uma startup, ou até resolvendo um problema de uma empresa existente. No ECC, o foco está no teste do negócio, seja por meio de um MVP (Produto Mínimo Viável), ou na validação do problema e da solução proposta”, explica a professora e coordenadora da disciplina de PFC, Vanessa Lima.

A proposta de apresentação de banners para TCCs é auxiliar os acadêmicos com o andamento do projeto e desmistificar o nervosismo típico de uma apresentação científica. “Os alunos ficam muito nervosos, mas, ao mesmo tempo, o formato da apresentação torna o momento mais tranquilo. As perguntas são quase informais, o que ajuda no processo de aprendizado. Além disso, os acadêmicos recebem feedbacks valiosos de avaliadores externos, que não são apenas o orientador ou o professor da disciplina, o que enriquece o trabalho e abre novas possibilidades para o aprimoramento”, destaca a professora da disciplina de PFC 1, Cláudia Nandi Formentin.

Para os projetos de ECC o processo de avaliação possui diferentes aspectos. “Analisamos se o aluno validou o problema, se a solução foi testada, se é um modelo de negócio viável, se o público-alvo e o segmento de cliente foram bem pensados. O artigo precisa estar bem escrito, para que assim, possa mostrar o potencial do empreendimento em virar um negócio”, pontua Vanessa.

Projetos para o mercado

A apresentação da primeira etapa dos Projetos Finais de Curso, é um marco importante para os acadêmicos da UniSatc. A iniciativa simboliza o compromisso da instituição com a formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios do mercado, inovando, criando soluções práticas e cientificamente embasadas em suas respectivas áreas de atuação.

O Pró-Reitor de Ensino e Extensão da UniSatc, Jovani Castelan, enfatiza a importância do PFC como um diferencial para os alunos. “Esse projeto é uma grande oportunidade para integrar os acadêmicos de áreas diferentes, promovendo uma sinergia entre eles. Quando os estudantes interagem com outras áreas, ganham habilidades essenciais para a profissão, como maior poder de articulação e capacidade de resolver conflitos. Essas são competências muito valorizadas pelas empresas hoje em dia, e estamos focados em desenvolver isso com o PFC”, conclui.