Com o intuito de conhecer o processo de extração de matérias-primas cerâmicas, os alunos da Engenharia Química (6ª e 10ª fase), do Centro Universitário UniSatc, visitaram a Mineração Nossa Senhora do Carmo, que está localizada no bairro Mina Fluorita, em Morro da Fumaça. A visita faz parte do Projeto Integrador e de Extensão “Aplicação das Operações Unitárias na indústria cerâmica”.
Acompanhados do Engenheiro de Minas, Fábio Sartor, que explicou o processo da empresa. “Os acadêmicos conheceram o processo de extração a céu aberto da matéria-prima cerâmica e o beneficiamento (operações unitárias) envolvido. Beneficiamento este que envolve a lavagem, moagem, separação magnética e flotação”, explica a professora Débora de Pellegrin Campos.
Como resultado do projeto, os alunos irão apresentar no final do semestre para a empresa e professoras (Débora de Pellegrin Campos e Morgana Sartor Faraco) a elaboração de um procedimento experimental de caracterização do material e uma proposta de utilização para o mesmo.
Colaboração: professora Débora de Pellegrin Campos