O esporte que transforma vidas. Assim são as ações da Academia Seko Teams, no bairro Cidade Mineira Nova, em Criciúma. “No início, eram quatro alunos, meus dois filho e meus dois vizinhos. Fazíamos as aulas na minha casa, na garagem. Hoje contamos com 80 alunos”, lembra o professor de Artes Marciais Dirlei Fernandes. Ele empresta seu apelido ao empreendimento. Seko, como é chamado pelos amigos e alunos, acumula 15 anos de um projeto que já recebeu centenas de jovens.

Foi a luta profissional que ele pratica há décadas que atraiu os jovens. “As crianças iam para a frente da minha casa e ficavam olhando, pediam para treinar também. Quando vi, estávamos em 40 pessoas na minha garagem”, afirma. O início do projeto social, que hoje transforma vidas, veio após um susto familiar. “Meu irmão sofreu um AVC e fiz uma promessa para Deus que se ele saísse da UTI com vida, eu iria dar aulas de graça. Foi aí que surgiu o projeto social academia de Muay Thai Seko Teams”, contou o professor.

A academia de artes marciais já ganhou vários prêmios dentro e fora do tatame. Somente nesse ano, ela foi reconhecida pelo Criciúma faz bem, da NSC TV, como o projeto social esportivo mais importante da cidade e também conquistou prêmios de campeonatos por todo o estado catarinense. Seko, que foi campeão catarinense de muay thai e de boxe, explica que o Muay Thai tem origem na antiga arte tailandesa, conhecida por boxe tailandês. Ele chegou no Brasil por meio do mestre Nélio Naja, e em Criciúma, por meio do mestre Black. O criciumense Claudinho Soares, o Black, viajou para o Rio Grande do Sul, onde teve contato com nomes importantes da arte da luta, assim como Minotauro e Anderson Silva.

“Meu patrocínio é Deus, do meu trabalho e da ajuda de amigos é que mantemos o local e o dinheiro para o tatame e para os equipamentos, sempre tem alguém que dá algum equipamento, amigos e lutadores que param de lutar também doam seus equipamentos. Pais e familiares que estão na cadeia mandam mensagens para meus alunos e dizem: ‘cola com o Seko para vocês não fazerem coisas erradas’”, comenta o professor.

A academia garante grandes promessas para o futuro, vários alunos já ganharam campeonatos, assim como a Aline David, que saiu da Mineira Nova para lutar profissionalmente nos Estados Unidos.

“Comecei com 12 anos, ele me incentiva bastante, nunca forçando a nada, começou a me incentivar a competir, e desde então venho com 15 vitórias e 7 derrotas, somando 22 lutas no total, já sai do estado 3 vezes para lutar, e espero trazer vitória para Criciúma”, revelou o aluno da academia Wesley Reis.

Texto: Iberê Fraga, acadêmico de Jornalismo.