As metodologias ativas são estratégias de ensino, utilizadas por professores com o objetivo de estimular o interesse de aprendizagem dos alunos. No momento da aplicação das atividades, alguns professores precisam usar da criatividade e estratégia para estimular o vínculo do jovem com a educação. Alguns exemplos são a aprendizagem baseada em estudos de caso, atividades em grupo e debates.
Apesar do intuito de estimular e engajar os alunos, alguns professores encontram dificuldades no momento de aplicação das dinâmicas. É o caso da professora formada em letras, Érika Costa Hespanhol. “Meus alunos têm entre 15 e 18 anos, e o maior desafio é com o pessoal que já está saindo da escola. Eles já estão absolutamente acostumados num formato tradicional de aula”, comenta.
De acordo com a professora, as mudanças nas metodologias deveriam acontecer desde o primeiro ano. “Acho que com relação à escola, até tem a tentativa de mudança, mas o que deveria mudar mesmo é a estrutura do sistema”, pontua.
Ainda, segundo Érika, os métodos inclusos nas metodologias ativas têm o intuito de incentivar os alunos a analisar as situações para compreender os conteúdos. “Busco simplificar as explicações criando questionamentos, como: vocês sabiam que uma vez, na época em que ainda existiam escravos, um menino negro nascido livre, foi roubado? e assim eu conto a história do Zumbi dos Palmares”, respalda.
A professora também ressalta a importância de criar uma conexão com os estudantes e suas realidades. “Nas primeiras aulas, dificilmente faço atividades avaliativas, pois preciso saber o perfil de cada aluno. Dentro da literatura busco elementos que os cative como música e um escritor com o mesmo perfil de algum aluno”, exemplifica Érika.