Um passeio que aguçou a curiosidade da turminha do integral, da educação infantil do Colégio Satc, foi recheado de novidades. Conhecer a semente da beterraba ou aprender a plantar uma muda de alface foram ações que despertaram o interesse dos pequenos.

A visita ao horto da instituição, onde há um espaço reservado para o plantio de verduras, foi uma das mais animadas. “Eles conheceram onde são cultivadas as flores e onde ficam as hortaliças. Certamente, um passeio cheio de curiosidades e muita aprendizagem”, explica a professora do Integral Taís Agda da Rosa.

A turminha foi recepcionada pelo biólogo Mauro Zavarize que mostrou aos alunos como é a semente que dará origem a uma beterraba. Numa segunda visita foi a vez de aprender a plantar as mudas de alface. “Eram mudas frágeis e eles fizeram o plantio com carinho e cuidado”, revela a professora.

Conforme Taís, depois de algumas semanas, as crianças voltaram para a horta para acompanhar o crescimento das plantas e também ver que as sementes de beterraba já estavam germinadas e poderiam ser replantadas. A última etapa foi a colheita. “Foi o momento de encher os braços dos nossos pequenos com os lindos pés de alface que colhemos. Retornamos para escola e na hora do almoço saboreamos a alface que eles plantaram e colheram”, afirma Taís.

Projeto do Integral reforça atenção às transformações

A iniciativa, desenvolvida dentro do projeto “A beleza das diferenças”, foi proposta pela professora Taís e pela auxiliar pedagógica Taiara dos Santos Lemos. O objetivo é fazer com que as crianças do ensino integral percebam as transformações de cada um.

“Percebemos que a beleza das diferenças não está apenas nas pessoas, mas em tudo que nos cerca, como os alimentos naturais com suas cores variadas, um sabor inigualável e uma variedade de nutrientes importantes para o nosso desenvolvimento”, pondera a professora Taís.