O último sábado (2) foi marcado por sorrisos, abraços apertados e momentos de conexão no Colégio Satc. Em uma tarde ensolarada, as famílias dos estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais, do 1º ao 5º ano, participaram da celebração do Dia dos Pais, em uma programação especialmente pensada para promover a integração entre escola, pais e filhos. O encontro foi realizado nos ambientes externos da escola, aproveitando o tempo bom para atividades ao ar livre.

A proposta foi reunir pais, mães e responsáveis em um momento de convivência com os filhos. Entre piqueniques, rodas de conversa e brincadeiras, a tarde teve como foco fortalecer os laços entre família e escola. Além dos pais, toda a família foi convidada a participar.

A coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Satc, Elaine Cristina Castro, explica que a intenção do evento foi aproximar o cotidiano escolar do ambiente familiar. “O Colégio é o primeiro contato da criança com o mundo fora de casa. Quando a família participa desse espaço, ajuda a criança a compreender e valorizar esse processo. O piquenique permitiu esse encontro entre as famílias, promovendo socialização, troca e conhecimento dos colegas e amigos com quem a criança convive diariamente”, destaca.

As atividades também foram inspiradas nas cinco linguagens do amor, conceito criado por Gary Chapman. “A proposta era mostrar que o amor pode ser demonstrado de diferentes formas. Cada pessoa tem um jeito de expressar o que sente. Atos de serviço, carinho, palavras, presentes e tempo de qualidade. Neste evento, trabalhamos especialmente o tempo de qualidade, estando juntos e atentos uns aos outros”, conta a coordenadora.

Marcos de Villa Oliveira, pai do Pedro, do João e da Ana, participou da programação e destacou o valor da experiência. “Representa bastante coisa estar nesse dia. É um apanhado geral de uma história, desde o nascimento até agora na alfabetização. É emocionante poder estar presente na escola, compartilhar esses momentos e acompanhar de perto o crescimento deles”, enfatiza.

Um dos momentos de mais emoção foi a homenagem aos pais, onde os filhos cantaram olho no olho com os seus convidados especiais.  “O que mais me marcou foi a emoção da homenagem aos pais. Estar com meus filhos, sentir o carinho e perceber o envolvimento dos professores e da equipe da escola foi muito gratificante”, ressalta Oliveira.