Laura Brehm
Saber distinguir o que de fato ajuda e o que é apenas tendência no mundo do skincare é mais complicado do que parece. Surgem produtos e técnicas novas no mercado de cosméticos a todo instante, por isso, entender o que cada rosto precisa e contar com o auxílio de um profissional é decisivo para uma pele bem cuidada.
Segundo a esteticista, Naiara Bauer, garantir itens faciais que de fato façam sentido para cada indivíduo é a solução. “Invista em produtos que sejam práticos para o seu dia a dia e os quais você realmente vá usar. Vale mais ter três produtos e usá-los do que ter 10 produtos parados na prateleira”, pontua.
Naiara reforça que não é necessário aplicar diversos produtos faciais para notar resultados. “Lembre dos passos mais importantes do skincare para começar a ver benefícios na pele, como limpeza, hidratação e proteção. Os principais cuidados envolvem a utilização de um sabonete facial, um hidratante e um filtro solar específicos para o seu tipo de pele”, orienta a profissional.
Ainda, a esteticista alerta que, dependendo da idade das pessoas, o skincare sofre algumas alterações.
“Os adolescentes geralmente precisam lidar com a oleosidade, acne e cravos, enquanto os adultos devem manter uma hidratação e prevenir o envelhecimento da pele. Os idosos, por outro lado, devem intensificar os cuidados na hidratação, já que possuem maior risco de ressecamento e de lesões”, esclarece Naiara.
Rotina de cuidados com a pele
Estruturar um cronograma para cuidar da saúde da pele e, utilizando os cosméticos certos, pode ser um divisor de águas.
A estudante de 21 anos, Chaiane Corrente, percebeu uma melhora significativa em seu rosto após compreender que nem sempre a quantidade é sinônimo de qualidade no skincare. “Quando entendi que minha pele é oleosa, notei uma grande diferença. A oleosidade diminuiu bastante, pelo menos uns 50%, e os cravos e espinhas também. Os produtos que não podem faltar na minha rotina são aqueles básicos, isto é, um bom hidratante, sabonete facial e protetor solar adequados ao meu tipo de pele”, relata Chaiane.
A estudante alega já ter sido influenciada a comprar itens de skincare viralizados na internet. “Às vezes, influenciadores divulgam determinado produto, algo que prometem ser maravilhoso e acaba virando modinha. O problema é que, muitas vezes, não especificam a utilidade do produto ou em qual tipo de pele ele é eficaz, o que considero arriscado”, enfatiza Chaiane.
Chaiane aconselha procurar especialistas. “Caso queira complementar e melhorar, eu recomendo ir em um profissional da saúde nesta área, por exemplo, um dermatologista ou esteticista”, sugere.